Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34203
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AliceChavesSartori_tcc.pdf1,44 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorTurbin, Ana Emília Fajardo-
dc.contributor.authorSartori, Alice Chaves-
dc.identifier.citationSARTORI, Alice Chaves. Letramentos: espaços de afinidade e aprendizado informal de língua inglesa. 2022. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO aprendizado de um novo idioma está constantemente associado à predileção por artifícios externos à sala de aula como jogos, filmes e música. Por meio de uma mudança em agência e de extensa difusão da multimodalidade, jovens têm desenvolvido uma gama de habilidades por meio da tecnologia, principalmente em espaços virtuais dedicados às suas afinidades. Práticas comuns a estes espaços permitem que aprendizes deixem de assumir um papel passivo de receptores de conhecimento para ser também criadores e agentes de seus processos de aprendizado. A partir dessa visão de novos modelos de aprendizado e de participação, este trabalho investiga como tem sido a interação com conteúdos midiáticos e comunidades, em língua inglesa, e quais características destes espaços de afinidade influenciam o aprendizado de maneira significativa. Por meio de declarações coletadas em entrevistas a três fãs de conteúdos diversos, reconhecemos, como achados desse processo de investigação, alguns aspectos principais: a motivação para o aprendizado de língua estrangeira, a exposição constante ao idioma em formatos multimodais e autênticos e o acesso a espaços acolhedores e colaborativos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLíngua inglesa - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem informalpt_BR
dc.subject.keywordMultiletramentospt_BR
dc.titleLetramentos : espaços de afinidade e aprendizado informal de língua inglesapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-17T15:10:23Z-
dc.date.available2023-03-17T15:10:23Z-
dc.date.submitted2022-09-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34203-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Learning a new language is constantly associated with a fondness for devices outside the classroom, such as games, movies and music. Through a shift in agency and through the extensive diffusion of multimodality, young people have developed a range of skills through technology, mainly in virtual spaces dedicated to their affinities. Practices common to these spaces allow learners to stop assuming a passive role as receivers of knowledge to also be creators and agents of their learning processes. From this perspective of new models of learning and participation, this work investigates how the interaction with media content and communities has occurred, in English, and which characteristics of these affinity spaces significantly influence learning. Through statements collected in interviews with three fans of various content, we recognize, as findings of this investigation process, some main aspects: the motivation to learn a foreign language, the constant exposure to the language in authentic and multimodal formats and the access to welcoming and collaborative spaces.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Inglês



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.