Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34163
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EulerLemesPereira_tcc.pdf1,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Crenças e ações de aprendizes e de uma professora a respeito da autonomia na aprendizagem da língua japonesa como LE
Autor(es): Pereira, Euler Lemes
Orientador(es): Mukai, Yûki
Assunto: Língua japonesa - estudo e ensino
Ensino e aprendizagem
Língua estrangeira - aprendizagem
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 15-Mar-2023
Referência: PEREIRA, Euler Lemes. Crenças e ações de aprendizes e de uma professora a respeito da autonomia na aprendizagem da língua japonesa como LE. 2015. 116 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa) — Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A presente pesquisa se caracteriza como um estudo de caso que investiga as crenças e ações de aprendizes e de uma professora de um curso de Letras – Japonês, a respeito da autonomia na aprendizagem da língua japonesa como língua estrangeira. Assim, os objetivos deste estudo foram: identificar as crenças e ações dos participantes sobre a autonomia, bem como, comparar e analisar suas respostas em busca de pontos convergentes e divergentes. Para isso, recorremos a duas vertentes teóricas da Linguística Aplicada: a pesquisa em crenças (BARCELOS, 2001, 2004, 2006, 2007; MUKAI; CONCEIÇÃO, 2012; MUKAI, 2014; PAJARES, 1992); e autonomia (BENSON, 1997, 2011; CASTRO; SEBA, 2010; MOURA FILHO, 2009; NICOLAIDES, 2003; PAIVA 2005, 2006). Esta pesquisa foi conduzida pelo método qualitativo, apresenta natureza descritiva e interpretativista e é caracterizada como um estudo de caso instrumental. Foram utilizados dois questionários mistos, observação de aulas e notas de campo para coleta dos dados. A investigação foi realizada em uma universidade pública do Distrito Federal e os participantes foram cinco alunos da disciplina Laboratório de Língua Japonesa e sua professora responsável. Os resultados sugerem que os aprendizes acreditam que autonomia é/ou está relacionada ao autodidatismo e a maioria de suas ações correspondeu às suas crenças sobre autonomia. Já a professora acredita que autonomia é uma competência e suas ações corresponderam à sua crença sobre autonomia. Por fim, foi constatado que existem mais pontos divergentes do que convergentes entre as crenças e ações dos participantes. Portanto, aprendizes e professora perceberam, compreenderam e agiram de forma divergente em relação à autonomia na aprendizagem da língua japonesa neste estudo de caso.
Abstract: This research is characterized as a case study that investigates beliefs and actions of learners and teacher of an Undergraduate course in Japanese Language about autonomy in Japanese language learning as foreign language. The aims of this study were: identify beliefs and actions of participants in the relation to autonomy, as well as compare and analyze their answers in search of convergent and divergent points. For this, we underpin two theoretical aspects of applied linguistics: research on beliefs (BARCELOS, 2001, 2003, 2004, 2006, 2007; MUKAI; CONCEIÇÃO, 2012; MUKAI, 2014; PAJARES, 1992); and autonomy (BENSON, 1997, 2011; CASTRO; SEBA, 2010; MOURA FILHO, 2009; NICOLAIDES, 2003; PAIVA 2005, 2006). Qualitative method in this study presents descriptive and interpretative nature and is characterized as an instrumental case study. Two mixed questionnaires, classroom observation and field notes for data collection were used. The research was conducted in a public university in the Federal District and the participants were five students of the Japanese Language Laboratory discipline and responsible teacher. The results suggest that learners believe that autonomy is/or is related to self-education and majority of its actions correspond with your beliefs about autonomy. However the teacher believes that autonomy is a competence and its actions correspond to their belief about autonomy. Finally, it was found that there are more points divergent than convergent between the beliefs and actions of the participants. Therefore, learners and teacher perceived, understood and acted divergently in the relation to autonomy in Japanese language learning in this case study.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2015.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.