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dc.contributor.advisorConceição, Pedro Henrique Zuchi da-
dc.contributor.authorCardoso, Aylla Dourado-
dc.contributor.authorSerra, Marina Speroto-
dc.contributor.authorCotrim, Mayara Montilha-
dc.identifier.citationCARDOSO, Aylla Dourado; SERRA, Marina Speroto; COTRIM, Mayara Montilha. História, saber e meio ambiente : trilha interpretativa pelo Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. 2022. 85 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia, Departamento de Economia, 2022.pt_BR
dc.description.abstractDiante da necessidade de se multiplicarem práticas sociais que fortaleçam ações de sustentabilidade e contribuam com a perspectiva interdisciplinar na formação técnico/profissional e humanista/cultural no contexto do ensino superior, o objetivo do presente trabalho foi elaborar uma Trilha Interpretativa (TI) que aborde elementos do conjunto complexo formado pela história, saber e meio ambiente dentro do campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. A metodologia utilizada para construção da TI consiste na adaptação realizada pelas autoras do método Indicadores de Atratividade de Pontos Interpretativos (IAPI), de Magro e Freixêdas (1998). Os resultados indicam que os traços e soluções em sustentabilidade a serem observados nos dezesseis pontos selecionados para compor a TI, atuam como uma ferramenta de fomento da Ecopedagogia e da Educação Ambiental, contribuindo de forma não-formal com o pensamento crítico e interpretativo capaz de auxiliar na mudança de perspectiva da relação humano-natureza. Durante o percurso da TI, é possível apreender o ambiente e aprender com o ambiente universitário da UnB, por meio das trocas funcionais do visitante com o que está sendo visto, permeadas por elementos sociais e culturais, além das dimensões afetiva e cognitiva do sujeito diante do ambiente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSustentabilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordSustentabilidadept_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB)pt_BR
dc.titleHistória, saber e meio ambiente : trilha interpretativa pelo Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-15T11:17:13Z-
dc.date.available2023-03-15T11:17:13Z-
dc.date.submitted2022-09-30-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34155-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoBarral, Uidemar Morais-
dc.description.abstract1Considering the need to multiply social practices that strengthen sustainability actions and contribute to the interdisciplinary perspective in technical/professional and humanist/cultural training in the context of higher education, this study aims to develop an Interpretative Trail (TI) that addresses elements of the complex set formed by history, knowledge and the environment within the Darcy Ribeiro campus of the University of Brasília. The methodology used for TI construction consists of the adaptation carried out by the authors of the Interpretative Point Attractiveness Indicators (IAPI) method, by Magro and Freixêdas (1998). The results indicate that the traits and specific sustainability solutions to be observed through the sixteen points selected to compose the IT script act as a tool to promote Ecopedagogy and Environmental Education, contributing non-formally to critical and interpretative thinking capable of assisting in changing the perspective of the realtionship betwen humans and nature. During the course of TI, it is possible to apprehend the environment and learn from the university environment of UnB through functional exchanges of the visitor with what is being seen, permeated by social and cultural elements, in addition to the affective and cognitive dimensions of the person towards of the environment.pt_BR
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