Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34138
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_DaviBizzoBrandt_tcc.pdf1,93 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação da programação quadrática para distribuição energética em um modelo peer to peer
Autor(es): Brandt, Davi Bizzo
Orientador(es): Garcia, Reinaldo Crispiniano
Assunto: Tarifas de consumo de energia elétrica
Energia elétrica - distribuição
Mercado de energia
Data de apresentação: 4-Nov-2021
Data de publicação: 14-Mar-2023
Referência: BRANDT, Davi Bizzo. Aplicação da programação quadrática para distribuição energética em um modelo peer to peer. 2021. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Os modelos de negócio do mercado de energia estão em pleno desenvolvimento devido às oportunidades geradas pelo aumento do uso de energia renovável em pequena escala e da conexão de recursos de energia distribuída. Neste trabalho, é implementado um modelo de mercado de energia peer to peer (P2P), em que a quantidade de energia comercializada entre cada agente será otimizada por meio de programação quadrática, utilizada para medir o custo e o bem-estar social ótimos, bem como as melhores relações entre cada agente. O modelo IEEE 14-bus é aplicado a um contexto P2P Completo, com consumidores e produtores de energia dentro de um sistema, junto da rede principal de energia, que trabalha como um prossumidor. As informações foram adaptadas de um sistema australiano e utilizadas no modelo. O modelo teve um resultado de bem-estar social positivo, o que mostra a sua aplicabilidade. Por fim, alterações nos limites dos parâmetros de produção e de consumo foram implementadas para que houvesse uma comparação no funcionamento do sistema com as devidas mudanças. Os resultados são promissores mostrando a viabilidade de se desenvolver modelos que maximizem o bem-estar social dos consumidores mesmo num setor de energia desregulado.
Abstract: The energy market business models are in full development, showing opportunities to the increased use of small-scale renewable energy and the connection of distributed energy resources (DER). In this work, a peer to peer (P2P) energy market model is implemented where the amount of energy traded between each agent will be optimized through quadratic programming, used to measure the optimal cost and social welfare, as well as the best relationships between each agent. The IEEE 14-bus model is applied in a Full P2P context, with energy consumers and producers within a system, along with the main energy network, operating as a prosumer. The used data set in the model is from an Australian system. The model obtains a positive social welfare result showing the viability of such models. Moreover, changes were made in the parameters of production and consumption limits showing the feasibility of the applied model. The results are very promising, since it demonstrates the feasibility of developing models that maximize the consumers and producers social-welfare even in the current deregulated energy market.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.