Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34137
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ThuanyFerreiraDeSouza_tcc.pdf1,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Citologia em casa : uma abordagem de ensino investigativo por meio do uso de um modelo biológico
Autor(es): Souza, Thuany Ferreira de
Orientador(es): Pereira, Bárbara Camile Cavalcante
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Experimentação
Data de apresentação: 13-Nov-2021
Data de publicação: 14-Mar-2023
Referência: SOUZA, Thuany Ferreira de. Citologia em casa: uma abordagem de ensino investigativo por meio do uso de um modelo biológico. 2021. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo oferecer uma proposta de ensino investigativo por meio da execução do experimento do “ovo pelado”. O experimento tem como função a elucidação das principais estruturas da célula por meio de uma analogia entre a morfologia e as funções das estruturas da célula e do ovo. Considerando o contexto das escolas públicas em que, na maioria dos casos não há um laboratório ou equipamentos como microscópios para visualização de amostras histológicas, este trabalho se propõe a ser uma alternativa simples e de fácil execução por parte dos estudantes. O trabalho foi desenvolvido com estudantes do 9º ano de uma escola pública distrital do Riacho Fundo, no Distrito Federal. As atividades foram desenvolvidas através das plataformas da Google para educação e contaram com a participação de 48 alunos. Foram utilizados dois questionários para levantamento de dados, sendo um de sondagem e um de avaliação, além do relatório do experimento. As evidências observadas por meio das respostas colhidas a partir das atividades sugerem que a analogia entre ambas as entidades (célula e ovo) é de fácil assimilação por parte dos estudantes e provou-se muito proveitosa para a compreensão das principais organelas da célula.
Abstract: The present work aims to offer an investigative teaching proposal through the execution of the “naked egg” experiment. The experiment’s function is to elucidate de main structures of the cell through an analogy between the morphology and the functions of cells and eggs structures. Considering the context of the public schools in which, in most cases, there is no laboratory or equipment such as microscopes for histological visualization, this work is intended to be a simple and easy alternative for the students. The work was developed with 9th grade students from a district public school in Riacho Fundo I, in Distrito Federal. The activities were developed through Google’s platforms for education and had the participation of 48 students. Two forms were used for data collection, one for survey and one for evaluation, in addition to the experiment report. The evidence obtained through the answers collected from the activities is that the analogy between both entities (cells and eggs) is easy for students to assimilate and proved to be much useful for the understanding of the organelles of the cell.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.