Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34132
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_SimoneReisDosSantos_tcc.pdf1,36 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Atividades investigativas sobre os movimentos da Terra e da Lua com estudantes do ensino fundamental
Outros títulos: Investigative activities with elementary school students, emphasizing the movements of the Earth and the Moon
Autor(es): Santos, Simone Reis dos
Orientador(es): Costa, Marcos Rogério Martins
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Experimentação
Terra (Planeta)
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 13-Mar-2023
Referência: SANTOS, Simone Reis dos. Atividades investigativas sobre os movimentos da Terra e da Lua com estudantes do ensino fundamental. 2021. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O aprendizado da disciplina de Ciências na educação básica, especialmente no Ensino Fundamental II, das escolas públicas, tem apresentado deficiências, como demonstrado nos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Esse déficit bo letramento científico tem sido refletido em teorias e em estudos já realizados como também na prática pedagógica dos professores dessa disciplina (COSTA; FERREIRA, 2021; FIALHO; MENDONÇA, 2020). Por isso, este estudo objetiva promover atividades investigativas com alunos do ensino fundamental, com ênfase nos Movimentos da Terra e da Lua. A escolha por esse conteúdo se deve a sua aplicabilidade no contexto sociocultural dos alunos e as diversas possibilidades de investigação nas práticas didático-pedagógicas, além de sua relevância científica. Metodologicamente, é ume estudo de abordagem qualitativa com aplicação de estudo de caso (GIL, 2002), utilizando pesquisa documental e bibliográfica, bem como formulários eletrônicos aplicados com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do entorno do Distrito Federal após a realização de uma sequência didática. A fundamentação teórica acolhe estudos sobre o tema das fases da lua em aplicações pedagógicas (MARTINS; LANGHI, 2012; PASCHINI NETO; TOMMASIELLO, 2017; PORTO; PORTO, 2018; SILVA, 2021) e a perspectiva do método investigativo (MOREIRA, 1999) e do método de problematização para o ensino de ciência (SILVA; DELIZOICOV, 2018). Como resultado, este estudo, a partir dos dados coletados pelos formulários em duas turmas do 8º ano, corrobora os resultados do PISA de 2018 (BRASIL, 2019), considerando que houve um decrescimento do desempenho dos alunos em decorrência da defasagem na aprendizagem consequente da ausência de aulas presenciais durante a pandemia de covid-19.
Abstract: Learning the subject of Science in basic education, especially in Elementary School II, in public schools, has shown deficiencies, as shown in the results of the International Student Assessment Program (PISA). This deficit of scientific literacy has been reflected in theories and studies already carried out, as well as in the pedagogical practice of teachers in this discipline (COSTA; FERREIRA, 2021; FIALHO; MENDONÇA, 2020). Therefore, this study aims to promote investigative activities with elementary school students, with an emphasis on Earth and Moon Movements. pedagogical aspects, in addition to its scientific relevance. Methodologically, it is a study of a qualitative approach with application of a case study (GIL, 2002), using documentary and bibliographic research, as well as electronic forms applied to 8th grade students of elementary school in a public school in the vicinity of the Federal District after the realization of a didactic sequence. The theoretical foundation includes studies on the theme of moon phases in pedagogical applications (MARTINS; LANGHI, 2012; PASCHINI NETO; TOMMASIELLO, 2017; PORTO; PORTO, 2018; SILVA, 2021) and the perspective of the investigative method (MOREIRA, 1999) and the problematization method for science teaching (SILVA; DELIZOICOV, 2018). As a result, this study, based on the data collected by the forms in two 8th grade classes, corroborates the results of PISA 2018 (BRASIL, 2019), whereas there was a decrease in student performance as a result of the lag in learning resulting from the absence of in-person classes during the covid-19 pandemic.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.