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dc.contributor.advisorSouza, Vinícius Ricardo Marques de-
dc.contributor.authorSantos, Renata Assunção Rocha-
dc.identifier.citationSANTOS, Renata Assunção Rocha. A atividade investigativa no ensino de Ciências: a influência da cobertura vegetal no processo de erosão hídrica do solo. 2021. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO processo de ensino-aprendizagem pela metodologia de investigação está previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A escola é um local fundamental para trabalhar o conhecimento dos estudantes sobre os mais diversos assuntos de forma interdisciplinar e proporcionar a mudança de comportamento e atitudes. Sendo assim, com o foco na metodologia investigativa, foi trabalhada a influência da cobertura vegetal no processo de erosão hídrica, por meio da experimentação, com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental em um Colégio Estadual do município de Anápolis-Goiás. Desta forma, o objetivo principal da sequência didática descrita neste trabalho foi despertar nos estudantes uma mudança de consciência e comportamento ambiental, com relação à influência da cobertura vegetal no processo de erosão hídrica do solo. Ao finalizar a realização da atividade investigativa, e por meio da comparação das respostas dos questionários de diagnóstico inicial e final, verificou-se que os estudantes compreenderam que o processo erosivo é um fenômeno natural ocasionado pela água e que algumas medidas são eficientes no controle do processo erosivo, tais como o florestamento e manejo adequado do solo. Além disso, a maior parte dos estudantes conseguiram relacionar o conteúdo trabalhado com as questões ambientais do contexto local. Alguns itens do questionário mostraram um aprendizado insatisfatório de alguns temas, se considerada a análise estatística dos dados. Entretanto, quando considerado o tempo de realização da atividade e as condições em que foi realizada, durante a pandemia de Sars-Cov-19, pode-se concluir que os principais objetivos foram alcançados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordExperimentaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subject.keywordSolos - erosãopt_BR
dc.titleA atividade investigativa no ensino de Ciências : a influência da cobertura vegetal no processo de erosão hídrica do solopt_BR
dc.title.alternativeResearch activity in Science teaching : the influence of vegetable cover in the soil water erosion processpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-13T14:00:17Z-
dc.date.available2023-03-13T14:00:17Z-
dc.date.submitted2021-11-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34128-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoBrito, Darlan Quinta de-
dc.description.abstract1The teaching-learning process through the investigation methodology is foreseen in the National Curriculum Parameters and in the Common National Curriculum Base (BNCC). The school is a fundamental place to work on the knowledge of students on a wide range of subjects in an interdisciplinary way and to provide a change in behavior and attitudes. Thus, with a focus on investigative methodology, the influence of vegetation cover on the water erosion process was worked out, through experimentation with students from the 6th year of elementary school at a State College, in Anápolis-Goiás. Thus, the main objective of this didactic sequence was to awaken in the students a change in their environmental awareness and behavior, regarding the influence of vegetation cover on the soil water erosion process. At the end of the investigative activity, and by comparing the answers to the initial and final diagnostic questionnaires, it was found that the students understood that the erosive process is a natural phenomenon caused by water, and that some measures are efficient in controlling of the erosive process, such as afforestation and adequate soil management. In addition, most students were able to relate the worked content to environmental issues in the local context. Some items in the questionnaire showed unsatisfactory learning of some topics, but when considering the time of activity and the conditions in which it was performed (Sars-Cov-19), it can be concluded that the main objectives were achieved was satisfactory in relation to the expected final result, but when taking into account the time taken to carry out this activity, the main actions were achieved.pt_BR
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



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