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Título: O princípio da conservação da energia : sequência de ensino investigativa com experimentos de baixo custo e episódios históricos
Autor(es): Souza, Nayana Helena Negrão de
Orientador(es): Ibarra, Jesús Ernesto Ramos
Assunto: Experimentação
Física - estudo e ensino
Data de apresentação: 13-Nov-2021
Data de publicação: 13-Mar-2023
Referência: SOUZA, Nayana Helena Negrão de. O princípio da conservação da energia: sequência de ensino investigativa com experimentos de baixo custo e episódios históricos. 2021. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O ensino de física nas escolas é voltado para o modelo de ensino tradicional, em que os estudantes são agentes passivos durante o processo de aprendizagem, o que promove o desinteresse e o baixo rendimento nas aulas de física. Com o objetivo de estimular a participação dos alunos para que estes sejam protagonistas na construção dos seus próprios conhecimentos, foi proposta uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para o princípio de conservação de energia. A escolha do tema reflete a importância do conceito de energia no ensino de física, tendo em vista que foi o responsável pelo desenvolvimento da ciência no século XIX. A SEI foi aplicada em um Colégio Estadual em Formosa - Goiás, para turmas de segunda série, com o objetivo de analisar a viabilidade em utilizar Atividades Investigativas (AIs) através de simulações, de experimentos de baixo custo e de textos científicos no ensino do princípio de conservação de energia. Apesar dos problemas encontrados pelo período de isolamento social durante a pandemia, os estudantes que concluíram a SEI apresentaram um maior interesse pelo tema e pela disciplina de física.
Abstract: Physics teaching in schools is geared towards the traditional teaching model, in which students are passive agents during the learning process, promoting disinterest and low performance in physics classes. In order to encourage the participation of students so that they are protagonists in the construction of their own knowledge, an Investigative Teaching Sequence (ITS) was proposed for the principle of energy conservation. The choice of theme reflects the importance of the concept of energy in the teaching of physics, considering that it was responsible for the development of science in the nineteenth century. The ITS was applied in a state primary school in Formosa-Goiás, for second grade classes, with the objective of analyzing the feasibility of using Investigative Activities (IA) through simulations, low-cost experiments and scientific texts in teaching the principle of energy conservation. Despite the problems encountered by the period of social isolation during the pandemic, students who completed the SEI showed greater interest in the topic and in the discipline of physics.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.
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Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



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