Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34120
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MariaImaculadaSilva_tcc.pdf2,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O estudo das transformações, tendo como caso de pesquisa o lixo no ensino por investigação
Outros títulos: The study of transformations, having as a research case the garbage in teaching by investigation
Autor(es): Silva, Maria Imaculada
Orientador(es): Bottechia, Juliana Alves de Araújo
Assunto: Experimentação
Lixo - reciclagem
Química - estudo e ensino
Data de apresentação: 13-Nov-2021
Data de publicação: 13-Mar-2023
Referência: SILVA, Maria Imaculada. O estudo das transformações, tendo como caso de pesquisa o lixo no ensino por investigação. 2021. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O Curso de Especialização em Ensino de Ciências, “Ciência é 10!” (ou simplesmente C10), proposto pelo Ministério da Educação (MEC), financiado pela CAPES proporcionou aos alunos cursistas (professores de escolas nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio) ferramentas que contribuíam para uma ação dinâmica aos desafios postos no cotidiano de suas escolas e de suas salas de aula. O presente trabalho apresenta Estratégias didáticas pedagógicas para o Ensino de Química, utilizando um ambiente virtual de aprendizagem (google sala de aula) e a videoconferência no zoom. A sugestão de intervenção é para alunos da 1ª. Série do ensino médio e tem como objetivo utilizar metodologia investigativa juntamente com método qualitativo, para desenvolver nos alunos estudo sobre as transformações que ocorrem nos materiais, neste caso no Lixo. Assim, a proposta é produzir um arranjo sequencial de aprendizagem que contribua junto aos alunos conhecimentos para tratar, selecionar e orientar sobre a forma correta de descarte do lixo, do lixo reciclável, bem como identificar os fenômenos químicos nesta transformação, entendendo o que é uma reação química.
Abstract: The Specialization Course in Science Teaching, "Science is 10!" (or simply C10), proposed by the Ministry of Education (MEC), funded by CAPES, provided students taking the course (school teachers in the final years of elementary and high school) with tools that contributed to a dynamic action to the challenges posed in the daily lives of their schools and their classrooms. This work presents Pedagogical Didactic Strategies for the Teaching of Chemistry, using a virtual learning environment (google classroom) and videoconferencing in the zoom. The intervention suggestion is for 1st. High school series and aims to use investigative methodology together with a qualitative method, to develop in students a study on the transformations that occur in materials, in this case in Garbage. Thus, the proposal is to produce a sequential learning arrangement that contributes to students with knowledge to treat, select and guide on the correct way to dispose of garbage, recyclable waste, as well as identify the chemical phenomena in this transformation, understanding what a chemical reaction.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.