Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3412
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_IngridMoraisGibbonsPrahl.pdf16,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A efetividade dos estudantes universitários do curso a distância de Pedagogia da Universidade de Brasília
Outros títulos: The affection of the undergraduate students of Pedagogy in distance education at the University of Brasilia
Autor(es): Prahl, Ingrid Morais Gibbons
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Educação à distância
Relações humanas
Emoções e cognição
Professores e alunos
Ambientes virtuais de aprendizagem
Data de apresentação: 27-Jun-2011
Data de publicação: 30-Abr-2012
Referência: PRAHL, Ingrid Morais Gibbons. A efetividade dos estudantes universitários do curso a distância de Pedagogia da Universidade de Brasília. 2011. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A influência da afetividade nos processos de desenvolvimento e aprendizagem ê constatada por diversos autores de várias áreas do conhecimento. Atualmente o ensino a distância ocupa um grande espaço na organização da educação, seja pelo desenvolvimento das tecnologias da comunicação e informação, ou pelas necessidades educacionais. O curso de Pedagogia tem como foco primordial a formação de professores. É um curso bastante ofertado nas instituições de ensino superior. Cabe a esta pesquisa analisar a afetividade dos estudantes universitários do curso de Pedagogia a distância da Universidade de Brasília, utilizando a identificação das relações afetivas observadas nos fóruns e as formas em que a afetividade é demonstrada para atingir este objetivo. Foram elaborados quatro estudos de caso com alunos. E como instrumentos foram usados a entrevista, e a análise documental para as mensagens nos fóruns. Os resultados atingidos visualizam os desenvolvimentos afetivos concretizados durante as disciplinas e que esta construção possui características específicas nos cursos a distância. Como por exemplo, a interação do tutor/professor com os educandos, a maneira dos alunos se relacionarem, entre si, os sentimentos gerados por essas relações, a importância do encontro presencial e á& sala do cafezinho, as modificações na vida dos participantes, os diálogos entre os participantes e o feedback. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The influence of affection in learning and development processes is evidenced by several authors in various fields of knowledge. Currently long-distance teaching occupies a large space in the educational organization. Either because of the development in communication and information technologies, or for educational needs. The Pedagogy course has as its main focus teacher training. This course is usually offered higher institutions that hold this type of education. It is to this research to analyze the affection of the undergraduate students of Pedagogy in the long-distance category of the University of Brasilia, using the identification of relationships observed in Ú\Q forums and the ways in which affection is demonstrated to achieve this goal There will be developed four case studies with the students. Interviews and documentary analysis will be used as tools for the messages in the fóruns. The results achieved visualize affective developments achieved during the disciplines. And this construction has specific characteristics of the long-distance mode. As an example, the interaction of the tutor / teacher with the students, the way the students relate the feelings generated by these relations, the presence and importance of the coffee room, changes in participant's lives* the dialogue between participants and feedback.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons