Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/3410
Título: | Interferências linguísticas e consciência fonológica em indivíduos bilíngues : o papel da intervenção psicopedagógica |
Autor(es): | Braga, Camila Brasil |
Orientador(es): | Pimenta, Meireluce Leite |
Assunto: | Educação bilíngue Aquisição da segunda língua Leitura |
Data de apresentação: | 8-Dez-2011 |
Data de publicação: | 27-Abr-2012 |
Referência: | BRAGA, Camila Brasil. Interferências linguísticas e consciência fonológica em indivíduos bilíngues: o papel da intervenção psicopedagógica. 2011. 42 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | Analisa os aspectos psicopedagógicos da aquisição de segunda língua considerando em que medida a oralidade da primeira língua interfere na aquisição oral e escrita da segunda. Procura entender se os padrões fonológicos da segunda língua podem ser compreendidos independente da base fonológica da primeira língua. Convém mencionar que o sujeito deste estudo frequenta uma escola bilíngue nesta cidade, Brasília. Isto significa dizer que além de transitar entre os dois idiomas abordados no contexto escolar, o inglês e o português, o sujeito tem por língua materna o coreano. A partir das contribuições de Piaget e de Vygotsky acerca do desenvolvimento da linguagem e, levando-se em consideração que diferentes línguas possuem estruturas lexicais, morfossintáticas e pragmáticas distintas, espera-se compreender os aspectos linguísticos da primeira língua que interferem na aquisição da leitura e escrita do português deste sujeito e, a partir daí, por meio da atividade mediada, ajudar o sujeito a desenvolver as competências necessárias à superação das dificuldades apresentadas neste processo de aquisição. Ou seja, procura por meio da intervenção psicopedagógica favorecer a aquisição da leitura e escrita em português. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2011. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons