Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34099
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_CamillaOliveiraMoraesLima_tcc.pdf5,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Tráfico de pessoas : políticas de enfrentamento à luz do UNODC
Autor(es): Lima, Camilla Oliveira Moraes
Orientador(es): Martins, Ana Paula Antunes
Assunto: Tráfico de seres humanos
Políticas públicas
Protocolo de Palermo
Data de apresentação: 9-Set-2022
Data de publicação: 9-Mar-2023
Referência: LIMA, Aline Gonçalves dos. Tráfico de pessoas : políticas de enfrentamento à luz do UNODC. 2022. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Milhares de pessoas são vítimas do tráfico de seres humanos todos os anos no Brasil e no mundo. Pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade, condições precárias de trabalho, que enfrentam pobreza e desemprego, migrantes, estão entre as maiores vítimas desse crime. Assim, em 2000, foi estabelecido o Protocolo de Palermo, que trouxe uma definição para o tráfico de pessoas, considerando o ato, os meios e o objetivo desse crime para estabelecer ações de proteção às vítimas e criminalização do tráfico. A partir desse protocolo, o UNODC elaborou suas políticas e planos de enfrentamento, buscando formas de sempre inovar no combate ao tráfico de seres humanos. Nesse contexto, com um olhar para as ações do UNODC no Brasil, esse estudo teve como objetivo analisar a atuação do UNODC na elaboração de políticas públicas relacionadas ao tráfico de pessoas em âmbito nacional. Para tal, realizou-se uma pesquisa documental como complemento à pesquisa bibliográfica, e os dados coletados foram analisados através de uma abordagem quali-quantitativa. Foram utilizados, nessa pesquisa, artigos científicos, dentro de um recorte temporal dos últimos cinco anos (2017-2022), relatórios, legislações e políticas. Concluiu-se que o UNODC contribui para a redução do tráfico de pessoas no Brasil ao inovar em ações de prevenção, proteção e acolhimento às vítimas e criminalização através de medidas intersetoriais e integrais, também com o uso de ferramentas tecnológicas para a obtenção de dados suficientes para a elaboração de políticas públicas e planos nacionais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.