Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34075
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_FernandaAlvesDaSilva_tcc.pdf729,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Percurso investigativo com estudantes do ensino médio no combate a fake news sobre a ingestão de substâncias ácidas básicas no combate ao coronavírus (Covid-19)
Outros títulos: Investigative course with high school students in fighting fake news about ingestion of basic acid substances in fighting coronavirus (Covid-19)
Autor(es): Silva, Fernanda Alves da
Orientador(es): Ribeiro, Alice Melo
Assunto: Fake news
Notícias falsas
Experimentação
Covid-19
Data de apresentação: 13-Nov-2021
Data de publicação: 8-Mar-2023
Referência: SILVA, Fernanda Alves da. Percurso investigativo com estudantes do ensino médio no combate a fake news sobre a ingestão de substâncias ácidas básicas no combate ao coronavírus (Covid-19). 2021. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A sala de aula é um ambiente diverso, onde se encontra diversos tipos de pensamentos e conhecimentos que se adquirem durante o decorrer da vida, devido a essa grande importância da escola no desenvolvimento do educando, nota -se a necessidade de implementação de novas metodologias, que irão auxiliar o professor no processo de ensino aprendizagem, uma vez que a partir do momento que o aluno compreende o porquê ele estuda determinado conteúdo ele passa a ter mais interesse pelo conteúdo proposto, se empenhando mais na realização das atividades, sendo mais participativo e dinâmico. O uso de atividades experimentais investigativas possibilita uma visão ampla do que está sendo estudado, já que os alunos irão realizar na prática o conteúdo que eles estão aprendendo na teoria, aplicando muitas vezes o conhecimento adquirido em sala de aula no cotidiano do educando. O objetivo desse trabalho é: compreender como o processo investigativo pode atuar para realizar o questionamento de informações falsas que estão sendo disseminadas pelas redes sociais as chamadas fakes News. Para realização da presente pesquisa a metodologia utilizada para o desenvolvimento do presente projeto será a realização de uma pesquisa de natureza aplicada, tendo como forma de abordagem qualiquantitativa, sendo classificada quanto aos seus objetivos como uma pesquisa descritiva. Para a realização dessa pesquisa foram adotados procedimentos técnicos que possibilitaram uma pesquisa bibliográfica que é uma pesquisa baseada em dados e materiais que já foram elaborados, que são constituídos basicamente de livros e artigos, dentre outros periódicos. Para a realização foi desenvolvida uma sequência didática que consistia na realização de experimentos e para isso a professora propôs aos alunos que trouxessem os materiais de casa e foi doado a eles o repolho roxo para extração do extrato, o experimento realizado foi feito a partir da misturas das substâncias selecionadas com o extrato do repolho roxo, ao termino do experimento os dados foram passados para a tabela de controle.
Abstract: The classroom is a diverse environment, where different types of thoughts and knowledge are found during the course of life, due to the great importance of the school in the development of the student, there is a need to implement new methodologies, that will help the teacher in the teaching-learning process, since from the moment the student understands why he is studying a certain content, he becomes more interested in the proposed content, engaging more in carrying out the activities, being more participative and dynamic. The use of investigative experimental activities enables a broad view of what is being studied, as students will carry out in practice the content they are learning in theory, often applying the knowledge acquired in the classroom to the student's daily life. The objective of this work is: to understand how the investigative process can act to carry out the questioning of false information that is being disseminated by social networks, the so-called fake News. To carry out this research, the methodology used for the development of this project will be to carry out a research of an applied nature, having as a form of qualitative-quantitative approach, being classified as to its objectives as a descriptive research. To carry out this research, technical procedures were adopted that enabled a bibliographical research, which is a research based on data and materials that have already been prepared, which are basically constituted of books and articles, among other journals. For the realization, a didactic sequence was developed that consisted of carrying out experiments and for this the teacher proposed to the students that they bring the materials from home and they were given red cabbage for extracting the extract. The experiment carried out was made from the mixtures. of the substances selected with red cabbage extract, at the end of the experiment, the data were transferred to the control table.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.