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Título: Análise do discurso em amostra de idosos analfabetos
Outros títulos: Discourse analysis in sample of illiterate elderly
Autor(es): Dias, Jessica de Souza
Orientador(es): Lira, Juliana Onofre de
Assunto: Idosos - capacidade funcional e cognitiva
Demência senil
Analfabetismo
Data de apresentação: 20-Out-2021
Data de publicação: 7-Mar-2023
Referência: DIAS, Jessica de Souza. Análise do discurso em amostra de idosos analfabetos. 2021. 27 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: RESUMO. O analfabetismo pode trazer consequências na linguagem tanto nos parâmetros linguísticos quanto na estrutura do cérebro. O discurso oral pode ser indicado para avaliar indivíduos analfabetos, com destaque à linguagem, pois o discurso é um sistema de comunicação que fornece informações das habilidades linguístico-cognitivas e não linguísticas. A tarefa de descrição de imagem é uma forma eficaz para obter uma amostra discursiva. Objetivo: Comparar o desempenho de idosos analfabetos com e sem demência em tarefa de discurso oral. Método: Para eliciar o discurso foi utilizado o instrumento Prancha do Roubo do Biscoito (PRB) pertencentes ao Teste de Boston para a Avaliação das Afasias. Foi solicitado aos participantes que descrevessem a imagem. Foram consideradas as variáveis dependentes da PRB: número total de palavras completas emitidas e unidades de informação: 25 unidades divididas em quatro categorias: personagens, objetos, lugares e ação. Resultado: Foram considerados para esse estudo os 17 idosos analfabetos, categorizados em dois grupos: sem demência (n=8), idosos que apresentavam escore 0 e 0,5 no Clinical Dementia Rating (CDR), e grupo com demência (n=9), idosos que apresentavam no CDR escore 1, 2 e 3. Não houve diferença estatística entre os grupos quanto as variáveis do PRB. Conclusão: Há semelhança no desempenho entre indivíduos analfabetos com o diagnóstico de demência quando comparados a indivíduos neurotípicos, quanto ao número de palavras e unidades de informações emitidas.
Abstract: Illiteracy can have consequences on language in both linguistic parameters and brain structure .Oral discourse may be indicated to evaluate illiterate individuals, with emphasis on language, as discourse is a communication system that provides information on linguistic-cognitive and non-linguistic skills. The picture description task is an effective way to obtain a discursive sample. Objective: To compare the performance of illiterate elderly people with and without dementia in an oral discourse task. Method: To elicit discourse, the Cookie Theft Picture (CTP) instrument belonging to the Boston Test for the Evaluation of Aphasias was used. Participants were asked to describe the picture. The PRB dependent variables were considered: total number of complete words emitted and information units: 25 units divided into four categories: characters, objects, places, and action. Result: The 17 illiterate elderly were considered for this study, categorized into two groups: without dementia (n=8), elderly with a score of 0 and 0.5 in the Clinical Dementia Rating (CDR), and group with dementia (n=9), elderly who had CDR scores 1, 2 and 3. There was no statistical difference between the groups. Conclusion: There is a similarity in performance between illiterate individuals diagnosed with dementia when compared to neurotypical individuals, regarding the number of words and units of information emitted.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2021.
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