Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34062
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_DanielleDaSilvaMartins_tcc.pdf4,5 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSouza, Vinícius Ricardo Marques de-
dc.contributor.authorMartins, Danielle da Silva-
dc.identifier.citationMARTINS, Danielle da Silva. A sustentabilidade e a gestão dos resíduos sólidos a partir da abordagem do ensino por investigação. 2021. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi realizado com os estudantes do 6° ano do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal e teve como objetivo desenvolver atividades que promovam a gestão de resíduos orgânicos e recicláveis e a conscientização da importância da sustentabilidade. Foi realizado o experimento composteira de garrafa PET abordando os conceitos de resíduos sólidos, coleta seletiva, sustentabilidade, reutilização, reciclagem e outros. Foi utilizado como referencial teórico a abordagem do Ensino por Investigação. Através das questões objetivas e discursivas respondidas pelos estudantes buscou-se observar se houve aprendizagem significativa. A Atividade Investigativa foi bem aceita pelos estudantes e foi importante para promover a discussão e um pensamento mais crítico em relação à gestão dos resíduos sólidos domésticos, bem como a reflexão sobre como as ações humanas podem contribuir de forma positiva ou negativa no ambiente e na sociedade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordResíduos sólidospt_BR
dc.subject.keywordCompostagempt_BR
dc.subject.keywordEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subject.keywordExperimentaçãopt_BR
dc.titleA sustentabilidade e a gestão dos resíduos sólidos a partir da abordagem do ensino por investigaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-07T15:18:58Z-
dc.date.available2023-03-07T15:18:58Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34062-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work was carried out with students from the 6th year of elementary school at a public school in the Federal District and aimed to develop activities that promote the management of organic and recyclable waste and raise awareness of the importance of sustainability. The PET bottle composting experiment was carried out, addressing the concepts of solid waste, selective collection, sustainability, reuse, recycling and others. The Teaching by Investigation approach was used as a theoretical framework. Through objective and discursive questions answered by students, it was sought to observe whether there was significant learning. The Investigative Activity was well accepted by students and was important to promote discussion and more critical thinking in relation to the management of domestic solid waste, as well as reflection on how human actions can contribute positively or negatively to the environment and society.pt_BR
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.