Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34061
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_IlsonLopesDeOliveira_tcc.pdf2,71 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ciências naturais em língua de sinais brasileira : levantamento de sinais-termo para o conteúdo “formação da terra” - disciplina de geociências
Autor(es): Oliveira, Ilson Lopes de
Orientador(es): Nascimento, Sandra Patrícia de Faria do
Coorientador(es): Oliveira, Anete Maria de
Assunto: Ciências Naturais
Língua brasileira de sinais
Geociências - estudo e ensino
Ensino fundamental
Data de apresentação: 4-Dez-2019
Data de publicação: 7-Mar-2023
Referência: OLIVEIRA, Ilson Lopes de. Ciências naturais em língua de sinais brasileira : levantamento de sinais-termo para o conteúdo “formação da terra” - disciplina de geociências. 2019. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso está inserido no âmbito das Ciências Naturais em um contexto de levantamento de termos da área de Geociências em repertórios lexicográficos e terminográficos digitais ou impressos, disponíveis em Língua de Sinais Brasileira - LSB. Nesta proposição, pretende-se realizar uma investigação sobre sinais-termo em LSB, que possam ser utilizados em sala de aula do Ensino Fundamental II, no conteúdo Formação da Terra na disciplina Ciências Naturais. Essa demanda foi identificada durante a aplicação de 4 (quatro) aulas visuoexperienciais sobre o tema, em curso pré-vestibular para estudantes surdos e surdocegos, desenvolvido no Projeto Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em Tempo de Inclusão. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a qualitativa com delineamento documental. Também se fez uso da pesquisa experimental para que os dados fossem verificados em um cenário o mais próximo possível da definição e dos conceitos ligados aos termos selecionados. Para tanto, foram realizadas as seguintes etapas: (1) seleção de trinta termos em português, extraídos do conteúdo encontrado em livros da área que tratam do tema; (2) validação da relevância dos termos selecionados por docentes da área de Geociências; (3) pesquisa de ocorrências dos termos selecionados, em aplicativos, com LSB de tradução Português-LSB (Hand Talk e VLibras); em videoprovas do ENEM (2018), no Youtube e em dicionários impressos português-LSB (CAPOVILLA; RAPHAEL, 2001); (CAPOVILLA; RAPHAEL, 2017); (4) Extração dos conceitos dos termos selecionados em distintos repertórios lexicográficos e terminográficos; (5) Sistematização dos dados coletados por meio de tabelas e gráficos. Após análise do material coletado, identificou-se a necessidade de preenchimento de lacunas terminológicas, o que demanda a criação de sinais-termo por equipe de profissionais especializados, com conhecimentos terminográficos e de LSB. Em síntese, os resultados apontaram o fato de que a maioria dos termos não possui referência em LSB e aqueles que possuem referência em grande parte não têm correspondência direta com os conceitos.
Abstract: This research has its scope in Natural Science. A directory survey for geoscience terms with Brazilian Sign Language - LSB lexicographic and terminographic repertoires, on both digital and physical medias. Selection of LSB sign-terms which can be used secondary school classrooms, for the Formation of the Earth content in Natural Sciences teaching. This demand was identified during the application of 4 (four) visual experimental classes about the subject, Psychology Project: Possi Mediações Possíveis em Tempo de Inclusão). The methodology used in this research was qualitative with an outline documentary design. Experimental research was also applied to verify the data in the closest as possible scenario of the selected terms definition and concepts. Accordingly, the following steps were performed: (1) selection of thirty terms in Brazilian Portuguese, extracted from books about the subject; (2) relevance validation of the selected terms by geoscience teachers; (3) research of the terms occurrences in translation PortugueseLSB apps (Hand Talk and VLibras); video-exams from ENEM (2018); YouTube videos and Portuguese-LSB dictionaries (CAPOVILLA; RAPHAEL, 2001); (CAPOVILLA; RAPHAEL, 2017); (4) extraction of concepts in various lexicographic and terminographic repertoires; (5) Systematization of selected data through tables and graphs. Upon analyzing the collected material, the need to fill in terminological gaps was identified, which requires sign-terms creation by a professional LSB and terminographic specialized team. To summarize, the results expose that most terms have no LSB reference or direct relation to the actual concept.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.