Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34054
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AndreRicassioCampeloNunes_tcc.pdf857,77 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPolito, Antony Marco Mota-
dc.contributor.authorNunes, André Ricassio Campelo-
dc.identifier.citationNUNES, André Ricassio Campelo. Interferência dos fatores abióticos na germinação e desenvolvimento de hortaliças. 2021. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetiva apresentar uma proposta de atividade didática formulada em termos da abordagem de ensino de ciências por investigação como uma ferramenta para o processo de ensino aprendizagem. O ensino por investigação propõe um processo que visa tornar mais ativos e naturais o questionamento, a elaboração de hipóteses, o planejamento, a coleta de dados e as explicações com bases em evidências. Além disso, visa promover o protagonismo do estudante na construção do seu conhecimento. O trabalho se deu por meio da aplicação de uma Atividade Investigativa. A proposta foi desenvolvida a partir da elaboração de uma situaçãoproblema, relacionada à interferência de fatores abióticos na germinação e no desenvolvimento de hortaliças. A atividade foi aplicada para estudantes de uma cidade rural, também com o objetivo de valorizar o contexto sociocultural e estimular o cultivo de hortas, a agricultura familiar, a educação ambiental e a sustentabilidade. O trabalho levou os estudantes a produzirem experimentos que possibilitaram a resolução dessa situação-problema, seguindo a proposta investigativa da atividade. Os resultados alcançados permitiram identificar efetiva aprendizagem dos estudantes, com base na análise dos relatórios produzidos e no conteúdo das discussões em sala. Eles apresentaram, ainda, bastante compromisso com a atividade, considerando tanto as etapas de criação, quando a própria execução dos experimentos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordExperimentaçãopt_BR
dc.subject.keywordSementes - germinaçãopt_BR
dc.subject.keywordHortaliçaspt_BR
dc.titleInterferência dos fatores abióticos na germinação e desenvolvimento de hortaliçaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-07T12:39:05Z-
dc.date.available2023-03-07T12:39:05Z-
dc.date.submitted2021-11-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34054-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This paper aims to present a proposal of didactic activity formulated in terms of investigative learning approach for teaching science as a tool. Investigative learning approach proposes a process that aims to make more active and natural the questioning, the elaboration of hypotheses, planning, data collection and explanations based on evidence. In addition, it aims to promote the student's proactivity in the construction of his/her knowledge. The work took place through the application of an Investigative Activity. The proposal was developed from the elaboration of a problem situation, related to the interference of abiotic factors in germination and development of vegetables. The activity was applied to students from a rural city, also with the objective of valuing the sociocultural context and stimulating the cultivation of vegetable gardens, family farming, environmental education and sustainability. The work led the students to produce experiments that allowed the resolution of this problem situation, following the investigative proposal of the activity. The results obtained allow identify effective learning, based upon the analysis of the produced reports and the content of the discussions made in classroom. The students showed a lot of interest and commitment to the activity, considering both the stages of creation, when the execution of the experiments itself.pt_BR
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.