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Título: Taxa de elocução em praticantes com transtorno do espectro autista pré e pós um programa de equoterapia
Outros títulos: Speech rate in practitioners with autism spectrum disorder before and after a hippotherapy program
Autor(es): Alves, Geovanna Pereira
Orientador(es): Celeste, Letícia Correa
Coorientador(es): Pereira, Naira Rúbia Rodrigues
Assunto: Terapia assistida por cavalos
Transtorno do espectro autista
Crianças autistas - comunicação
Equoterapia
Data de apresentação: 19-Out-2021
Data de publicação: 6-Mar-2023
Referência: ALVES, Geovanna Pereira. Taxa de elocução em praticantes com transtorno do espectro autista pré e pós um programa de equoterapia. 2021. 47 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Objetivo: Comparar o desempenho comunicativo referente à taxa de elocução de crianças com autismo, pré e pós intervenção equoterapêutica. Método: Estudo quase experimental, analítico, longitudinal, prospectivo, auto-controlado e triplo-cego. Foi investigada a taxa de elocução de 10 crianças com autismo, antes e após 10 sessões de equoterapia com duração de 30 min por meio da transcrição e quantificação do fluxo de palavras por minuto. Os dados foram submetidos a análise descritiva e inferencial pelo Teste de Wilcoxon. Resultados: Foi possível observar o aumento do fluxo de palavras em 70% dos indivíduos, dos quais 20% obtiveram um fluxo menor após a intervenção e 10% mantiveram seus resultados, contudo, conforme número de p, observa-se que os achados foram quase significativos (Z: 1,718, p: 0,086). Conclusão: A taxa de elocução aumentou após a prática de equoterapia. Tais dados foram quase significativos, apresentando uma tendência clínica de melhora na taxa de elocução. Ainda não está claro como ou porque alguns indivíduos mantiveram ou diminuíram o número de palavras produzidas.
Abstract: Purpose: To compare the communicative performance regarding the speech rate of children with autism, before and after the hippotherapy intervention. Method: Quasiexperimental, analytical, longitudinal, prospective, self-controlled and triple-blind study. The speech rate of 10 children with autism was investigated, before and after 10 sessions of hippotherapy lasting 30 min, through transcription and quantification of the flow of words per minute. Data were subjected to descriptive and inferential analysis using the Wilcoxon Test. Results: It was possible to observe an increase in the flow of words in 70% of individuals, of which 20% had a lower flow after the intervention and 10% maintained their results, however, according to the number of p, it is observed that the findings were almost significant (Z: 1.718, p: 0.086). Conclusion: The speech rate increased after the practice of hippotherapy. Such data were almost significant, showing a clinical trend of improvement in the speech rate. It is not yet clear how or why some individuals maintained or decreased the number of words produced.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2021.
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