Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34044
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MariliaFatmiraCostaMuco_tcc.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorTakano, Yuko-
dc.contributor.authorMuço, Marilia Fatmira Costa-
dc.identifier.citationMUÇO, Marilia Fatmira Costa. Estudo de caso de ensino aprendizagem da língua japonesa: RPG à luz do aspecto motivacional. 2022. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é analisar como o jogo de RPG influencia na motivação e desenvolvimento linguístico dos alunos quando aplicados em uma sala de aula de língua estrangeira. A aplicação foi realizada com a turma de Japonês Básico 2 da UnB Idiomas, lecionada por professores-estagiários do Estágio Supervisionado 2 da graduação em Língua e Literatura japonesa pela Universidade de Brasília (UnB), da qual a pesquisadora e autora deste trabalho faz parte. Foram discutidas as principais teorias e hipóteses sobre motivação, aquisição linguística e o uso dos jogos no aprendizado, e em seguida colhidos os dados por meio de observação de aulas onde ocorreu a aplicação e um questionário de questões abertas utilizando a abordagem da pesquisa qualitativa participante. Os resultados obtidos depois da análise mostram que o jogo impacta positivamente no processo de ensino aprendizagem de língua estrangeira e auxilia no desenvolvimento dos estudantes como falantes de uma segunda língua, mantendo a motivação e aprendizagem autônoma.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLíngua japonesa - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordMotivação na educaçãopt_BR
dc.titleEstudo de caso de ensino aprendizagem da língua japonesa : RPG à luz do aspecto motivacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-06T15:04:29Z-
dc.date.available2023-03-06T15:04:29Z-
dc.date.submitted2022-09-22-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34044-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this research is to analyze how role-playing games influence students' motivation and linguistic development when applied in a foreign language classroom. The application was carried out with the Basic Japanese 2 class at UnB Idiomas, taught by teacher trainees of the Supervised Internship 2 of the Japanese Language and Literature undergraduate course at the University of Brasilia (UnB), of which the researcher and author of this paper is part. The main theories and hypotheses about motivation, language acquisition and the use of games in learning were discussed, and then the data was collected through observation of classes where a questionnaire with open questions was applied, using the qualitative participant research approach. The results obtained after the analysis show that the game positively impacts the foreign language teaching-learning process and assists in the development of students as second language speakers, maintaining motivation and autonomous learning.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.