Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34032
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ArthurDeSousaCunha.pdf2,22 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAndrade, Mário de Oliveira-
dc.contributor.authorCunha, Arthur de Sousa-
dc.identifier.citationCUNHA, Arthur de Sousa. Melhorias gerenciais em empresas juniores via abordagem de casos de ensino. 2022. 80 f., il. Trabalho de Conclusão Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEntende-se que, na jornada acadêmica universitária, especificamente na área de ciências exatas, é de extrema importância a parte direcionada à prática em seus cursos, de modo a proporcionar consigo experiencias tanto profissionais como de mercado. Sob tal perspectiva, surgiu o movimento “Empresa Júnior”, o qual tem como objetivo atrelar essas duas perspectivas, com o intuito de preparar o universitário para o mercado de trabalho, o que permite uma oportunidade de atuação e aprendizado dentro da realidade do curso ao qual é atrelado. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo, a partir da apresentação de problemáticas, contextualizar as metodologias gestão por competência, gestão por processos e balanced scorecard, a fim de que se possa induzir o leitor a levantar questionamentos a respeito dos problemas de gerenciamento presentes em sua empresa júnior. Desse modo, o estudo se apresenta em formato de caso de ensino, que se trata de um método indutivo, uma vez que é baseado na discussão gerada pela dúvida nos participantes. Não obstante, este estudo foi construído levando-se em consideração a amplitude do movimento empresa júnior de forma que abrangesse o maior número de possibilidades, como o reconhecimento da importância deste primeiro contato do universitário com mercado de trabalho. Por fim, foi feita aplicação de um questionário para levantamento de índices, de forma a ser possível uma análise comparativa da realidade das empresas juniores.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEmpresa Júniorpt_BR
dc.subject.keywordGestão por competênciaspt_BR
dc.subject.keywordGestão de processospt_BR
dc.subject.keywordBalanced Scorecard (BSC)pt_BR
dc.titleMelhorias gerenciais em empresas juniores via abordagem de casos de ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-06T11:02:04Z-
dc.date.available2023-03-06T11:02:04Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34032-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1We understand that in the university academic journey, more specifically in exact sciences courses, the part directed to practice in their courses is extremely important, bringing with them professional as well as market experiences. With this in mind, the junior companies movement emerged, which aims to link these two perspectives in order to prepare university students for the job market, bringing an opportunity to act and learn within the reality of each course to which it is linked. In this context, the present work aims, from the presentation of problems, to contextualize the methodologies management by competence, management by processes and balanced scorecard, so that it can induce the reader to raise questions about the management problems present in his company junior. The study is presented in a teaching case format, which is an inductive method since it is based on the discussion generated by the doubts in the participants. Made taking into account the amplitude of the junior enterprise movement in order to cover the greatest number of possibilities in recognition of the importance of this as the first contact of the university student with the job market. Finally, a questionnaire was applied to survey indexes, making possible a comparative analysis of the reality of junior companies.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.