Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34017
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RafaelSantosTeodosio.pdf2,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: $tudy : um sistema gamificado de educação financeira
Autor(es): Teodosio, Rafael Santos
Orientador(es): Freitas, Sérgio Antônio Andrade de
Assunto: Educação financeira
Gamificação
Software - desenvolvimento
Data de apresentação: 28-Set-2022
Data de publicação: 3-Mar-2023
Referência: TEODOSIO, Rafael Santos. $tudy: um sistema gamificado de educação financeira. 2022. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo deste trabalho é projetar e implementar um sistema gamificado para educação financeira. O método utilizado foi a construção típica da engenharia de software com levantamento de requisitos bem como o estudo da literatura referentes aos frameworks de gamificação, em especial ao Octalysis, juntamente com o estudo das metodologias de desenvolvimento de software utilizadas para o planejamento do sistema. No presente trabalho é apresentados o levantamento de requisitos e sua priorização bem como as especificações necessárias para o sistema implementado, também é apresentado um protótipo onde é definida a identidade visual e o protótipo das telas presentes no sistema juntamente com a modelagem relacional dos dados e suas entidades, além de apresentar a arquitetura da aplicação onde mostra como foi estruturada a aplicação, e sua versão final.
Abstract: The objective of this work is to design and implement a gamified system for financial education. The method used was the typical software engineering construction with requirements gathering as well as a literature study of the The method used was a typical software engineering construction with a survey of requirements and a literature study of gamification frameworks, especially Octalysis, along with the study of software development methodologies used to plan the system. In this work we present the requirements survey and its prioritization as well as the necessary specifications for the implemented system. We also present a prototype where we define the visual identity and the prototype of the screens present in the system along with the relational modeling of the data and its entities, and present the application architecture where we show how the application was structured, and its final version.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.