Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33996
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RosanaPereiraXavier.pdf302,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Antígona : um outro olhar sobre o mito
Autor(es): Xavier, Rosana Pereira
Orientador(es): Rufinoni, Priscila Rossinetti
Assunto: Filosofia antiga
Sófocles
Grécia antiga
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 3-Mar-2023
Referência: XAVIER, Rosana Pereira. Antígona: um outro olhar sobre o mito. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo deste ensaio é abordar alguns tópicos do mito Antígona, a imortal personagem de Sófocles, fugindo um pouco da face mais conhecida da jovem heroína, que são as questões de direito natural e leis escritas. Buscarei na Poética de Aristóteles mostrar como o gênero trágico contribuiu para a percepção do ser sobre si por meio da apresentação das peças trágicas e de que forma acontece essa percepção, já que segundo o filósofo, este contato facilitaria a “catarse” do espectador diante destes espetáculos. Veremos também como a estrutura trágica da obra abraça os costumes gregos à época e ressaltam os ritos fúnebres e sua importância diante da morte dos guerreiros gregos; a partir das considerações de Jean Pierre Vernant, buscarei mostrar a necessidade do sepultamento adequado na Grécia antiga e de que forma os antigos gregos viam através do sepultamento a salvaguarda da alma do recém morto. Outro ponto importante que abordarei é a magnitude da tragédia que recai sobre o destino de Antígona, que me despertou imensa curiosidade para buscar as origens desta na maldição dos seus antepassados. Diante disto me perguntei: “Teria Antígona um outro destino possível? A maldição lançada sobre sua família teria alcançado a mente da jovem de forma tão contundente? Quais os motivos que levaram Antígona a decidir ceifar a própria vida de uma forma tão assertiva?” Destacarei ainda alguns costumes da vida e das obrigações sociais de uma mulher àquela época, buscando pensar se haveria ou não a possibilidade de um desfecho diverso do escrito por Sófocles, levando em conta principalmente o comportamento dos dois personagens principais da obra: Antígona e Creonte.
Abstract: The objective of this essay is to approach some topics of the Antigone myth, the immortal character of Sophocles, escaping a little from the best-known aspects of the young heroine, which are the questions of natural rights and written laws. I will seek to show in Aristotle's Poetics how the tragic genre contributed to the perception of the being about itself through the presentation of tragic plays and how this perception happens, since according to the philosopher, this contact would facilitate the "catharsis" of the spectator in front of these spectacles. We will also see how the tragic structure of the myth embraces the Greek customs at the time and emphasizes the funeral rites and their importance in the face of the death of Greek warriors, and in the light of Jean Pierre Vernant's considerations, I will seek to show the need for proper burial in ancient Greece and that the ancient Greeks saw through burial the safeguard of the soul of the recently deceased. Another important point that I will address is the magnitude of the tragedy that befalls Antigone's fate, which aroused immense curiosity in me to seek her origins in the curse of her ancestors. Faced with this, I asked myself: “Did Antigone have another possible fate? Had the curse placed on her family reached the young woman's mind so forcefully? What motivated Antigone to decide to take her own life in such an assertive way?” I will also highlight some customs of life and social obligations of a woman at that time, trying to think about whether or not there was the possibility of a different outcome from that written by Sophocles, taking into account mainly the behavior of the two main characters of the myth: Antigone and Creon
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.