Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33973
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_BeatrizDaSilvaMartins_tcc.pdf227,38 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSteinke, Ercília Torres-
dc.contributor.authorMartins, Beatriz da Silva-
dc.identifier.citationMARTINS, Beatriz da Silva. Temas de climatologia da revista Ciência Hoje das Crianças e seu potencial uso em sala de aula. 2021. 20 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2021.pt_BR
dc.description.abstractNo presente artigo foram levantados os temas de Climatologia na revista Ciência Hoje das Crianças por meio da análise documental de uma série histórica de 2002 a 2019. Constando 131 artigos disponíveis em acesso aberto pela internet e por meio de exemplares físicos referentes ao ensino de Geografia, foram identificados e analisados 35 artigos que abordam temas da Climatologia e que podem ser utilizados em sala de aula. A investigação desses artigos seguiu critérios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e também apontamentos quanto à linguagem, público alvo, precisão científica, apresentação gráfica, analogias, abordagem histórica e glossário do artigo “Vai chover ou fazer sol?” disponível no exemplar de número 177. Os resultados alcançados indicam que, apesar da falta de autores geógrafos e algumas incongruências nos artigos gerais, a revista é um bom meio de divulgação científica e, quanto ao artigo n°177, tem-se um bom exemplo de abordagem de temas de climatologia que pode ser útil para o discente em sala de aula. Além disso, a revista alcança também seu objetivo primaz de incentivo ao conhecimento científico da faixa etária que comporta o primeiro e segundo ciclo do ensino fundamental, constituindo uma boa alternativa de material frente aos livros didáticos que são as principais fontes de conhecimento para a sala de aula no ensino básico.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordComunicação científicapt_BR
dc.subject.keywordGeografia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordRevista infantilpt_BR
dc.subject.keywordClimatologiapt_BR
dc.titleTemas de climatologia da revista Ciência Hoje das Crianças e seu potencial uso em sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeClimatology topics in Ciência Hoje das Crianças’ periodical and their potential in the classroompt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-01T18:11:55Z-
dc.date.available2023-03-01T18:11:55Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33973-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In this article, Climatology themes were searched in the Ciência Hoje das Crianças periodical through the documental analysis of a historical series from 2002 to 2019. With 131 articles available in open access on the internet and through physical copies related to the teaching of Geography, 35 articles were identified and analyzed that address themes of Climatology and that could be used in the classroom. The investigation of these articles followed the criteria of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and also notes about language; scientific precision; presentation; metaphors and analogies; sociological, historical and epistemological approach; and glossary of the article “Vai chover ou vai fazer sol?” available in the periodical n°177. The results indicate that, despite the lack of geographical authors and some inconsistencies in the general articles, the journal is a good source of scientific dissemination and, as for article n°177, it is a good example of climatology topics proposal that can be useful for the teacher in the classroom. In addition, the journal also achieves its primary objective of encouraging scientific knowledge of the first and second cycle of secondary school, constituting a good alternative material compared to textbooks that are the main sources of knowledge for the classroom in secondary school.pt_BR
Aparece na Coleção:Geografia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.