Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33922
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ViniciusSoaresMotinha_tcc.pdf19,92 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Design de personagens e a revitalização da língua Kokama
Autor(es): Motinha, Vinicius Soares
Orientador(es): Chaves, Gabriel Lyra
Assunto: Design de personagem
Kokáma - língua indígena
Data de apresentação: 21-Out-2021
Data de publicação: 28-Fev-2023
Referência: MOTINHA, Vinicius Soares. Design de personagens e a revitalização da Língua Kokama. 2021. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho, de natureza prática, busca a criação de personagens para a produção de um quadrinho que será usado como ferramenta de ensino la Língua Kokama como L2 (segunda língua). O problema da pesquisa se relaciona com a questão: Como criar personagens de quadrinhos que comuniquem uma cultura específica, buscando engajamento em momentos de leitura multilingual? O objetivo do trabalho é o desenvolvimento de três personagens derivados da história Kokama 'Mui Watsu'. Para isso, foram realizados os procedimentos de (i) análise e observação de arquivos de fotografias, vídeos e textos da cultura, (ii) desenvolvimento de alternativas visuais de rosto, corpo e vestuário que devem ser seguidos. A metodologia do trabalho é derivada da metodologia Double Diamond, modificada para atender aos requisitos da pesquisa. Os resultados foram o 'character sheet ' dos 3 personagens citados e uma cena envolvendo-os para a criação de uma corrente estética coesa no decorrer da narrativa.
Abstract: The current study is practical, and seeks to create characters for the production of a comic that will be used as a teaching tool for the Kokama Language as L2 (second language). The research problem is related to the question: How to create comic book characters that communicate a specific culture, seeking engagement in moments of multilingual reading? The objective of the work is the development of three characters derived from the Kokama 'Mui Watsu' story. For this purpose, there must be followed the procedures of (i) analysis and observation of archives of photographs, videos and cultural texts were carried out, (ii) development of visual alternatives for the face, body and clothing. The methodology is derived from the Double Diamond methodology, modified to meet the research requirements. The results were the character sheet of the three characters mentioned and a schene involving them, to creat a cohesive aesthetic throughtout the narrative.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Design



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.