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Título: Universidade das Heurísticas : um jogo para o apoio a aprendizagem das heurísticas de Nielsen
Autor(es): Oliveira, Cauê Mateus
Naves, Lucas Midlhey Cardoso
Orientador(es): Mendes, Fabiana Freitas
Assunto: Interação homem-máquina
Engenharia de software
Jogos educativos
Data de apresentação: 9-Jun-2022
Data de publicação: 27-Fev-2023
Referência: OLIVEIRA, Cauê Mateus; NAVES, Lucas Midlhey Cardoso. Universidade das Heurísticas: um jogo para o apoio a aprendizagem das heurísticas de Nielsen. 2022. 139 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O ensino de Interação Humano-Computador (IHC) provê ferramentas para que o profissional de Engenharia de Software entenda a forma que o usuário se comunica com a máquina. Os avanços da tecnologia têm permitido a adaptação do ensino na área de software influenciando os estudos e tornando-os mais interativos. Os jogos educacionais auxiliam o processo de ensino-aprendizagem como um complemento às aulas. Deste modo, o objetivo deste trabalho é desenvolver um jogo com foco no processo de ensino-aprendizagem que englobe o conhecimento de heurísticas de Nielsen no contexto de IHC e possibilite ao jogador aprender mais facilmente o conteúdo. Inicialmente foi conduzida uma revisão bibliográfica e, depois disso, o restante do trabalho foi dividido em quatro fases: (1) elaboração do projeto de pesquisa; (2) coleta, organização e análise de material; (3) desenvolvimento do jogo; e (4) coleta, organização e análise de dados. Os resultados deste trabalho são os requisitos elicitados do jogo Universidade das Heurísticas, os protótipos de baixa e alta fidelidade utilizados para validação da ideia, modelo, design do jogo, arquitetura do jogo e o próprio jogo desenvolvido.
Abstract: The Human-Computer Interaction (HCI) provides tools to Software engineers for understanding how user communicates with machine. Advances in technology have allowed teaching adaptations in the software area, influencing studies and making them more interactive. Educational games support the teaching-learning process as a complement to classes. Thereby, the goal of this work is to develop a game focused on the teachinglearning process that encompasses knowledge of Nielsen’s heuristics in the context of HCI and allows the player to learn the content more easily. Initially a bibliographic review was conducted, and after that, the remaining work was divided into four phases: (1) elaboration of the research project; (2) collection, organization and analysis of material; (3) game development; (4) and data collection, organization and analysis. The results of this work are the elicited requirements of the game University of Heuristics, the low and high fidelity prototypes used to validate the idea, the model, design of the game, game architecture and the game developed.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2022.
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