Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33850
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ByronCorrea_IgorVeludo.pdf3,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma evolução do projeto Agromart : open source, meios de pagamento e gestão de co-agricultores
Autor(es): Corrêa, Byron Kamal Barreto
Veludo, Igor Guimarães
Orientador(es): Lanna, André Luiz Peron Martins
Coorientador(es): Els, Rudi Henri Van
Assunto: Software - desenvolvimento
Agricultores
Data de apresentação: 9-Mai-2022
Data de publicação: 27-Fev-2023
Referência: CORRÊA, Byron Kamal Barreto; VELUDO, Igor Guimarães. Uma evolução do projeto Agromart: open source, meios de pagamento e gestão de co-agricultores. 2022. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O projeto Agromart nasceu a partir de um evento de competição de programação (hackathon) realizado pela Faculdade do Gama (FGA), da Universidade de Brasília (UnB) no qual, em uma das categorias, o objetivo era o desenvolvimento de um software que facilitasse a conexão entre agricultores e consumidores. Após o evento, o projeto tornou-se um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e contou com a parceria de uma Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) do Distrito Federal. As CSAs são comunidades formadas por agricultores de produtos orgânicos ou agroecológicos e co-agricultores (consumidores) que investem mensalmente em um sistema sustentável de produção. O objetivo deste trabalho foi continuar o desenvolvimento do projeto bem como da solução tecnológica legada, que engloba por um lado um sistema web para os agricultores realizarem o gerenciamento de co-agricultores e de interação por mensagens com estes e, por outro lado, um aplicativo mobile multi-plataforma para os co-agricultores receberem notificações e realizarem suas assinaturas de cestas. Para o desenvolvimento dos projetos web e mobile foram empregadas as metodologias ágeis Scrum, Kanban e XP. Foram empregas também as técnicas de entrevistas com os clientes e o estudo das regras de negócio do funcionamento de uma CSA para levantamento das novas funcionalidades.
Abstract: The Agromart Project was born from a programming competition event hosted by Universidade de Brasília (UnB), in which one of the categories had as its goal developing a software that would assist the connection between farmers and consumers. After the event, the project became a undergraduate thesis, and counted with the partnership of a Community-Supported Agriculture (CSA) from Brasília - DF. CSA are communities constituted by organic or agroecological products farmers and co-farmers (consumers) that invest monthly in a sustainable production system. Therefore, this work’s goal was to continue the development of the legacy tech solution, that includes a web system to the farmers and a multiplatform mobile app for the consumers, and to suit the project to the standard of an open source community. For this project’s tech development, the used agile methodologies were Scrum, Kanban and Extreme programming. Besides that, interview techniques were used with the clients, and the study of business rules of a CSA operation for survey of new features.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.