Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3383
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_FernandaMendesdaSilva.pdf126,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A formação de professor de língua portuguesa na Universidade de Brasília e as demandas da contemporaneidade
Autor(es): Silva, Fernanda Mendes da
Orientador(es): Silva, Kleber Aparecido da
Assunto: Professores de português - formação
Ensino superior
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 24-Abr-2012
Referência: SILVA, Fernanda Mendes da. A formação de professor de língua portuguesa na Universidade de Brasília e as demandas da contemporaneidade. [2011]. [22] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português e Respectivas Literaturas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este estudo é uma análise das práticas para a formação de Professores em nível superior realizadas durante o curso de Letras Português e respectiva Literatura, com habilitação em Licenciatura da UNB, em especial ao curso noturno. O trabalho pretende apresentar, de maneira geral, quais são as competências necessárias para que um professor de Língua Portuguesa atue de maneira que atenda às demandas da contemporaneidade. Para isso, aponta as Políticas Públicas e Legislações que regulamentam e instituem diretrizes curriculares para os cursos de licenciatura no Brasil, resultado do paradigma curricular pretendido pela sociedade da informação. Em seguida, apresenta a proposta do curso de Letras da UNB, identificando os paradigmas que orientam a formulação das políticas de formação de professores de português da UNB. Em seguida, há um relato de experiência de aluno do curso noturno de Letras/Português (licenciatura) para identificação da práxis realizada de fato. Após a análise, o que se pretende definir é se a formação oferecida pela UNB atende às expectativas dos interessados no professo educacional e propor, com as contribuições da Linguística Aplicada, métodos que colaborem com a formação de professores de Língua Portuguesa na Universidade de Brasília.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3383
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons