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Título: O fim do Escola Sem Partido significa o fim de sua agenda? Uma análise da repercussão do movimento nas Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais brasileiras
Autor(es): Oliveira, Geovanna Alves de
Orientador(es): Tokarski, Flávia Millena Biroli
Assunto: Movimentos sociais
Programa Escola Sem Partido
Ideologia de gênero
Bolsonaro, Jair Messias, 1955- política e governo
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 27-Fev-2023
Referência: OLIVEIRA, Geovanna Alves de. O fim do Escola Sem Partido significa o fim de sua agenda? Uma análise da repercussão do movimento nas Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais brasileiras. 2022. [45] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente artigo busca analisar a repercussão do movimento Escola Sem Partido nas Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais do Brasil a partir da aprovação de projetos de lei voltados à agenda do movimento, bem como aspectos sociopolíticos de seus autores e coautores. Para tanto, foi realizada pesquisa qualitativa acerca do conteúdo das proposições legislativas, além da concentração de aprovação por UF, reação judiciária às leis, identidade religiosa de autores e coautores, ocupação profissional, filiação partidária etc. Dessa forma, e a partir das políticas implementadas no governo de Jair Bolsonaro, foi possível concluir que, mesmo após sinalizar seu “fim”, o Escola Sem Partido teve sua agenda parcialmente institucionalizada: iniciando no legislativo estadual e posteriormente no executivo federal.
Abstract: This article seeks to analyze the repercussion of the Escola Sem Partido movement in the Legislative Assemblies and City Councils in Brazil from the approval of bills aimed at the movement's agenda, as well as the sociopolitical aspects of its authors and co-authors. Therefore, qualitative research was carried out on the content of legislative proposals, in addition to the concentration of approval by UF, judicial reaction to the laws, religious identity of authors and co-authors, professional occupation, party affiliation, etc. In this way, and from the policies implemented in the government of Jair Bolsonaro, we concluded that, even after declaring its “end”, the Escola Sem Partido had its agenda partially institutionalized: starting in the legislative instance and later in the federal executive instance.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2022.
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