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dc.contributor.advisorRibeiro, Thais Lemos-
dc.contributor.authorMamede, Nathalia Rezende-
dc.identifier.citationMAMEDE, Nathalia Rezende. O princípio de ação para o empoderamento climático na América Latina. 2022. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa a discutir a Ação para o Empoderamento Climático (ACE), princípio relacionado ao Artigo 6 da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) e ao Artigo 12 do Acordo de Paris, e sua implementação na região da América Latina e o Caribe. Ao relacionar aspectos de educação ambiental e climática, capacitação, sensibilização pública, cooperação internacional e acesso público à informação, o princípio ACE revela uma discussão sobre o papel de outros atores dentro de um sistema composto por Partes estatais. Por meio de um estudo exploratório, foram levantados a partir de fontes primárias o estado da implementação de quatro elementos relevantes para ACE, sendo eles a implementação institucional, a educação ambiental, o acesso público à informação e o alinhamento das políticas nacionais com o tema. Apesar de apresentarem lacunas distintas desde o reporte de atividades até a não padronização de termos e políticas, notou-se a existência de um esforço em todos os quatro países analisados (República Dominicana, Brasil, Argentina e Colômbia) em relação aos elementos escolhidos para a análise. Além disso, a América Latina e o Caribe apresentam esforços regionais para aplicação de componentes de ACE.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAção para o empoderamento climático (ACE)pt_BR
dc.subject.keywordEmpoderamento climáticopt_BR
dc.subject.keywordGovernança climáticapt_BR
dc.subject.keywordAmérica Latinapt_BR
dc.titleO princípio de ação para o empoderamento climático na América Latinapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-27T18:50:01Z-
dc.date.available2023-02-27T18:50:01Z-
dc.date.submitted2022-10-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33795-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This paper aims to discuss Action for Climate Empowerment (ACE), principle related to Article 6 of the United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC) and Article 12 of the Paris Agreement, and its implementation in the Latin American and Caribbean region. By relating aspects of environmental and climate education, training, public awareness, international cooperation and public access to information, ACE reveals a discussion about the role of new actors within a system composed mostly of state Parties. Through an exploratory study from primary sources it was established the status of implementation of four elements considered relevant to ACE: institutional implementation, environmental education, public access to information and alignment of national policies. Although each country presents distinct gaps, from activity reporting to non standardization of national terms and policies, there is an effort in all four countries analyzed (Dominican Republic, Brazil, Argentina and Colombia) related to the implementation of the elements chosen for the analysis. In addition, Latin America and the Caribbean present regional efforts for the enforcement of ACE components.pt_BR
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Graduação



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