Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3378
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_FernandoCunhaBarbosa.pdf209,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Elevação da vogal pretônica : contextos específicos de prováveis categóricos
Autor(es): Barbosa, Fernando Cunha
Orientador(es): Mello, Antônio Augusto Souza
Assunto: Sociolinguística
Fonética
Língua portuguesa - fonologia
Data de apresentação: 23-Nov-2011
Data de publicação: 24-Abr-2012
Referência: BARBOSA, Fernando Cunha. Elevação da vogal pretônica: contextos específicos de prováveis categóricos. 2011. 42 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho tem como foco central a elevação da vogal pretônica quando o falante nativo de Português do Brasil pronuncia os fonemas /e/ e /o/. Durante a realização desses fonemas, é possível perceber a ocorrência de sons de vogais médias [e, Ԑ, o, ᴐ] como vocóides de ponto de articulação alto [i, u]. Para análise de tal fenômeno, foram utilizados dados sociolingüísticos a fim de que sejam valorados dados como contexto social e regional. Desses dados foram extraídos os contextos categóricos, ou seja, o objetivo não é listar regras mas sim demonstrar que há uma vertente da elevação da vogal pré-tônica que já cumpriu o fator da mudança linguística, e que esta situação é, por vezes, deixada de lado. De posse desses dados, pode-se sugerir que já existe a elevação em 100% para as vogais do português brasileiro em contextos determinados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2011.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons