Título: | Metodologias ativas e educação baseada em competências : a formação do engenheiro do século XXI |
Autor(es): | Leal, Laura Maciel |
Orientador(es): | Arruda, Fabiana Serra de |
Assunto: | Diretrizes curriculares Educação baseada em competências Engenharia |
Data de apresentação: | 1-Nov-2021 |
Data de publicação: | 27-Fev-2023 |
Referência: | LEAL, Laura Maciel. Metodologias ativas e educação baseada em competências: a formação do engenheiro do século XXI. 2021. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O século XXI é marcado pela interconexão de máquinas, sistemas e processos a partir de meios
digitais. Assim, as habilidades comportamentais se tornam prioridades para os empregadores, em
detrimento daquelas que podem ser aprendidas e facilmente quantificadas. Tendo em vista as
transformações de sociedade que estão ocorrendo, será examinado se metodologias ativas são
capazes de impulsionar a aquisição de competências empreendedoras, preparando o estudante para
a vida profissional em meio à Indústria 4.0, em acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais
do Curso de Graduação em Engenharia instituídas pelo Conselho Nacional de Educação em 2019.
Isso foi feito por meio de uma pesquisa qualitativa, indutiva com estudo de caso com a aplicação
da ferramenta EDLE na disciplina de Planejamento de Transportes da Universidade de Brasília
nos semestres 2020.2 e 2021.1. O método abrangeu a escolha do tema e definição de objetivos do
trabalho, revisão bibliográfica pertinente, delimitação dos objetivos para a disciplina e a seleção
de um recurso que abarcasse estes objetivos (metodologia EDLE), aplicação da ferramenta em
dois períodos letivos, análise da eficácia do projeto, avaliação do método para validação da
proposta. Os resultados foram projetos criativos e inovadores, que abordaram todas as etapas do
planejamento com boa organização e uso da língua portuguesa. Isso só foi possível por meio do
uso das habilidades interpessoais em combinação com os conhecimentos técnicos pertinentes à
disciplina. As notas refletiram tal esforço, com menção média SS, equivalente à nota 9,0 ou
superior. As competências não-técnicas também foram aprimoradas em cerca de 16%. Em síntese,
o uso de uma ferramenta inovadora, a metodologia EDLE, permitiu o desabrochar das diversas
habilidades necessárias ao engenheiro deste século. A abordagem ativa incentivou a construção da
matéria em conjunto, o pensamento crítico e uma maior retenção do conteúdo. Os estudantes
mostraram-se engajados e empolgados com a disciplina, e indicaram que o ambiente livre em sala
foi um dos pontos fortes. Como as metodologias ativas requerem bastante tempo de dedicação fora
do período de aula, tanto por parte do professor como do estudante, uma reformulação do plano
de curso tendo em vista tais metodologias faz-se necessário. |
Abstract: | The 21st century brings the connection of machines, systems, and procedures through the digital.
Thus, soft skills became a priority to employers, in despite of the hard skills. In regard to that, this
research will verify whether active learning is capable of stimulating the acquisition of
entreprenaurial skills, therefore preparing the student for their professional life in the midst of the
Industry 4.0, in conformity with the Under-graduation in Engineering’s National Curricular
Directives established in 2019. The research was qualitative and inductive with case study of the
EDLE methodology in University of Brasilia’s course Transportation Planning during the classes
of 2020.2 and 2021.1. The method contemplated the choice of the theme and definition of the
research’s objectives; literary review, selection of the goals for the course, election of a resource
that integrated well with said objectives (EDLE methodology), case study for two semesters,
analysis of the study and evaluation of the method to validate the proposal. The result was creative
and innovative, using all steps of transportation planning with organization and good use of
Portuguese. That was only possible by combining soft skills with the course corresponding hard
skills. The grades reflect such effort, the average was 9.0 out of 10. Soft skills also improved by
16%. In summary, the use of an innovative tool, EDLE methodology, facilitated the development
of the 21st century engineer’s skills. Active learning encouraged learning’s collective construction,
critical thinking, and greater upkeep of the subject. The students were engaged and keen with the
course, and pointed the ambiance created as one of the strong suits. Since active learning requires
much dedication beyond classroom time, both from the teacher as well as from the student, a
revision of the major’s plan considering these methodologies is required. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
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