Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33754
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_IgorLemosVillar_tcc.pdf2,88 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação de ferramentas da construção enxuta em canteiro de obra de micro construtora
Autor(es): Barcelos, Igor Saraiva Mendes
Orientador(es): Souza, André Luiz Aquere de Cerqueira e
Assunto: Construção civil
Lean Construction
Sistema Toyota de Produção
Data de apresentação: 4-Nov-2021
Data de publicação: 25-Fev-2023
Referência: BARCELOS, Igor Saraiva Mendes. Aplicação de ferramentas da construção enxuta em canteiro de obra de micro construtora. 2021. 174 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Atualmente o setor da construção tem como característica o alto índice de desperdício e elevados custos na produção, levando o mercado atual a ser mais exigente e fazendo com que as grandes construtoras buscassem nas demais indústrias modelos de gestão que trouxessem diferencial competitivo, reduzindo seus custos e prazos para entrega dos produtos. Esta pesquisa visa estudar a implementação dos conceitos da Construção Enxuta (Lean Construction) propostos pelo finlandês Lauri Koskela em 1992 com base no Sistema Toyota de Produção. Estes conceitos têm como principal objetivo reduzir os desperdícios na construção civil e aumentar o valor agregado aos seus produtos, levando ao aumento no faturamento das empresas e melhorando a cultura da indústria da construção como um todo. Para isso realizouse uma pesquisa em um canteiro de obra de uma micro construtora que atua no mercado de construção residencial de alto padrão em Brasília, DF, sendo possível observar a falta de conhecimento quanto aos conceitos da Construção Enxuta por parte das equipes envolvidas, além de identificar como principais problemas da obra a falta de um projeto de canteiro adequado para a filosofia enxuta, uma gestão centralizada e a inexistência de padrões organizacionais dentro do canteiro. Com os resultados obtidos buscou-se relacionar estes problemas com os 11 princípios da Construção Enxuta e identificar as melhores ferramentas para atuar na adequação da obra. Após implementação das ferramentas foi possível apontar quais tiveram maior aceitabilidade, resultados no curto prazo e impactaram na melhoria dos princípios enxutos, sendo elas, kanban, reuniões semanais, checklist de procedimentos e planejamento operacional. Com esses resultados é possível proporcionar melhorias à obra, reduzindo custo, garantindo qualidade e atendimento ao prazo estipulado para obra. Tais resultados demonstram que utilizando as ferramentas corretas e de forma adequada à realidade da obra é possível garantir maior eficiência na implementação da Construção Enxuta nas obras de micro construtoras, levando-as a reduzirem seus custos e destacarem-se no mercado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.