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Título: Análise da interlíngua de alunos brasileiros do curso de Letras-Japonês, no uso desviante das partículas wa e ga
Autor(es): Lemos, Sandy Silva Ferreira
Orientador(es): Mukai, Yûki
Assunto: Língua japonesa - gramática
Língua japonesa - estudo e ensino
Interlíngua (Aprendizagem de línguas)
Data de apresentação: 6-Mai-2022
Data de publicação: 24-Fev-2023
Referência: LEMOS, Sandy Silva Ferreira. Análise da interlíngua de alunos brasileiros do curso de Letras-Japonês, no uso desviante das partículas wa e ga. 2022. 58f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar desacertos cometidos por aprendizes brasileiros de língua japonesa no emprego de partículas wa e ga observando as percepções dos participantes a respeito das funções e sentidos das partículas em questão. O interesse no presente tema surgiu de forma intrínseca no decorrer do curso de graduação em Letras Japonês na Universidade de Brasília (UnB), onde pode ser observado que vários alunos do curso possuíam dificuldade no uso das partículas em questão. Para o desenvolvimento deste foram utilizados os conceitos de Corder (1967) sobre análise de erros, juntamente compontos explorados por Francisco Quaresma (2015); os conceitos de interlíngua e fossilização apresentado por Selinker (1972); funções e usos das partículas wa e ga baseadas nos trabalhos de Mukai (2009,2014) e Shirai (1986). A metodologia deste trabalho se trata de uma pesquisa de método qualitativo, especificadamente, de um estudo de caso descritivo-explicativo (PAIVA, 2019). Os instrumentos de coleta de dados que foram utilizados são: teste de preenchimento de partículas, questionário aberto e entrevista semiestruturada com grupo focal. Segundo os resultados, foi possível observar que os participantes têm dificuldade a respeito das seguintes funções: função de limitação/sentido negativo da partícula wa; função de tópico com função anafórica/retomada de assunto da partícula wa; função de genshôbun/estado temporário da partícula ga; e função de introdução de assunto da partícula ga, foi possível notar que a língua materna dos participantes pode, em alguma parte, ter relação com ouso desviante das partículas wa e ga.
Abstract: The present work aims to analyze mistakes made by Brazilian learners of Japanese language in the use of wa and ga particles, observing the participant’s perceptions regarding the functions and meanings of the particles in question. The interest in the following theme emerged intrinsically during the course of graduation in Japanese Languages at the University of Brasília (UnB), where it can be observed that several students of the course had difficulty in using the particles in question. For the development of this research, the concepts of Corder (1967) on error analysis were used, together with points explored by Francisco Quaresma (2015); the concepts of interlanguage and fossilization presented by Selinker (1972); functions and uses of wa and ga particles based on the work of Mukai (2009, 2014) and Shirai (1986). The methodology of this work is a qualitative research method, specifically, a descriptive-explanatory case study (PAIVA, 2019). The data collection instruments that were used are: particle filling test, open questionnaire and semi-structured interview with focus group. According to the results, it was possible to observe that the participants have difficulties regarding the following functions: limitation function/negative sense of the wa particle; topic function with anaphoric function/subject resume function of the wa particle; genshôbun function/temporary state of the ga particle; and subject introduction function of the ga particle, it was possible to notice that the mother tongue of the participants may, in some part, be related to the deviant use of the particles wa and ga.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2022.
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