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Título: Análise da influência do ambiente construído na escolha do modo de transporte
Autor(es): Benjamim, Amanda Assunção
Orientador(es): Arruda, Fabiana Serra de
Coorientador(es): Gonzalez Nóbrega, Bruno
Assunto: Transporte público
Paisagem urbana
Solo - uso
Data de apresentação: 9-Nov-2021
Data de publicação: 24-Fev-2023
Referência: BENJAMIM, Amanda Assunção. Análise da influência do ambiente construído na escolha do modo de transporte. 2021. 103 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O estudo busca contribuir com a discussão sobre a influência do ambiente construído na escolha do modo de transporte. O ambiente construído refere-se às características físicas da paisagem urbana e suas variáveis geralmente são classificadas em dimensões que compõem os 5 “Ds”: densidade, diversidade, design, acessibilidade ao destino e distância para o transporte público. Utilizou-se dados georreferenciados das microrregiões das Regiões Administrativas (RAs) de Ceilândia, Samambaia e Taguatinga e dados de viagens internas da Pesquisa de Mobilidade Urbana (PMU) de 2016 na região do Distrito Federal para gerar um modelo Logit Multinomial com a significância de variáveis do uso do solo e sociais sobre a escolha do modo de transporte. Como resultado, foi observado que as variáveis sociais são mais significativas e que a influência do ambiente construído não é expressiva.
Abstract: The study seeks to contribute to the discussion on the influence of the built environment on the choice of transport mode. The built environment refers to the physical characteristics of the urban landscape and its variables are generally classified into dimensions that make up the 5 “Ds”: density, diversity, design, destination accessibility and distance to transit. Georeferenced data from the microregions of the Administrative Regions (ARs) of Ceilândia, Samambaia and Taguatinga and internal travel data from the 2016 Urban Mobility Survey (UMS) in the Federal District were used to generate a Multinomial Logit model with the significance of land use variables and social about the choice of transport mode. As a result, it was observed that social variables are more significant and that the influence of the built environment is not expressive.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.
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