Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3368
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ArturMartins.pdf127,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Resultado da experimentação agronômica com o gênero Ocimum na UnB (período de 1993 a 2011)
Autor(es): Martins, Artur
Orientador(es): Mattos, Jean Kleber de Abreu
Assunto: Ervas
Plantas medicinais
Data de apresentação: Dez-2011
Data de publicação: 23-Abr-2012
Referência: MARTINS, Artur. Resultado da experimentação agronômica com o gênero Ocimum na UnB (período de 1993 a 2011). 2011. vi, 22 f. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O gênero Ocimum, família Lamiaceae, é bem conceituado entre as ervas, especialmente por suas enormes potencialidades medicinais, principalmente por ser fonte de óleos essenciais. O gênero também fornece muitas espécies para a fabricação de temperos, perfumes e cosméticos. Estudos anteriores mostram que há um grande número de espécies e variedades neste gênero, vários autores reconhecem entre 60 e 150 espécies do gênero. Ocorrências regulares de hibridação interespecífica dentro do gênero resultaram em desafios taxonômicos, restando poucas publicações sobre taxonomia de manjericão que seguem a nomenclatura internacional (Código da Botânica). Devido às dificuldades na identificação das espécies, alguns autores concluíram que a identificação pode ser otimizada por análise combinada de caracteres morfológicos, composição do óleo essencial e marcadores moleculares. Várias experimentações agronômicas têm sido realizadas na Universidade de Brasília com o gênero Ocimum sendo coletadas informações sobre anatomia, biologia floral, composição química, crescimento e desenvolvimento, melhoramento genético, morfologia e resistência a pragas de algumas de suas espécies. Foram realizados 45 trabalhos sobre espécies do gênero entre o ano de 1993 e 2011, assim o presente trabalho buscou resgatar os trabalhos realizados com o gênero na UnB no referido período, registrando o resumo de seus resultados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2011.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons