Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33666
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ViniciusCamposSilva.pdf4,21 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise, desenvolvimento, simulação e proposta de uma alternativa de oxímetro de pulso controlada por temporizadores e rotinas de interrupção
Autor(es): Silva, Vinicius Campos
Orientador(es): Rocha, Adson Ferreira da
Assunto: Oxímetro de pulso
Covid-19
Saturação de oxigênio
Data de apresentação: 18-Nov-2021
Data de publicação: 17-Fev-2023
Referência: SILVA, Vinicius Campos. Análise, desenvolvimento, simulação e proposta de uma alternativa de oxímetro de pulso controlada por temporizadores e rotinas de interrupção. 2021. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Oximetria de pulso é um método não invasivo e contínuo para a medição da saturação de oxigênio no sangue. Os oxímetros de pulso representaram um grande avanço na medição da saturação no oxigênio sangue. Antes de seu surgimento, uma das maneiras de realizar essa medida era por meio de amostras sanguíneas, que era um método invasivo e ainda demandava uma análise dessa amostra. Em alguns casos como pacientes sedados em procedimentos cirúrgicos e recém nascidos em terapia de tratamento intensivo, o advento dos oxímetros foi de fundamental importância para os médicos, se tornando um dispositivo padrão para monitoramento em hospitais e clínicas. No cenário atual, com a epidemia de COVID-19, os oxímetros ganharam mais relevância, por permitir a medição da oxigenação do sangue de maneira simples e sem a necessidade do deslocamento do paciente para o hospital, contribuindo para o distanciamento social. A maioria dos dispositivos atuais visa a medição da saturação de Oxigênio do sangue e da frequência cardíaca. Esse trabalho tem como objetivo a análise, implementação, simulação e proposta de um protótipo de uma alternativa de oxímetro de pulso. Para isso, foi feita uma análise da teoria por trás desses dispositivos incluindo a fisiologia respiratória, uma aplicação da lei de Beer Lambert e também sobre os tipos de oxímetro disponíveis atualmente. Com essas informações foi possível desenvolver um protótipo de oxímetro, dividido em dois módulos distintos: Um controlador embasado em um microprocessador e um circuito eletrônico responsável pela captação de luz de dois LEDs com comprimentos de ondas distintos através de um tecido do corpo humano. Dois circuitos eletrônicos distintos foram desenvolvidos, um responsável por realizar a alimentação dos LEDs e outro para obter o sinal da luz projetada por esses LEDs que atravessam um tecido do corpo humano. Ambos os circuitos foram projetados, analisados em domínio do tempo e frequência e, por meio de simulações, foi feita uma validação do seu comportamento para diferentes sinais de entrada aos quais esses circuitos foram submetidos. Já para o controlador, foi selecionada a placa MSP430F5529LP e desenvolvido um código que lida com a digitalização de sinais analógicos, controle de temporizadores, tratamentos de interrupções e comunicação com um display LCD por meio do protocolo i2c. Os resultados obtidos demonstram a capacidade dos circuitos projetados em alimentar os LEDs de maneira eficiente e a do circuito foto receptor de detectar variações luminosas e gerar um sinal correspondente à elas. O controlador foi capaz de configurar temporizadores, amostar dados analógicos e realizar o cálculo da saturação de oxigênio, com o uso de rotinas de interrupção, e por fim, mostar o valor calculado em um display LCD.
Abstract: Pulse oximetry is a non-invasive and continuous method of measuring the bloods oxygen saturation. The pulse oximeters were a great advance in measuring the blood oxygen saturation. Before this devices were created, one of the available methods of taking this measures was through blood samples, which were invasive and time demanding. In some situations such as patients sedated in surgery procedures and new borns in intensive care, this devices were a fundamental breakthrough for doctors, providing them an easy way to measure the blood oxygen saturation. The pulse oximeters have become a standard measurement device in hospitals and clinics. In the current scenario, with the COVID-19 epidemic, the pulse oximeters gained more relevance, for their capability of measuring the blood oxygen saturation easily and without the patient having to go to a hospital, contributing to the social distancing. Most of this devices today also measure the user heart frequency. This works purpose is to analyze, implement, simulate and propose a prototype of an alternative of a pulse oximeter. In order to achieve this goal, a study of the theory behind this devices was made, including the human respiratory physiology and the applications of the Beer Lambert law in pulse oximeters. With this knowledge, it was possible to develop a prototype, consisted of two separate modules: A controller, based on a microprocessor, and an electronic circuit, responsible for absorbing the light emitted by the red and infrared LEDs through a human tissue. Two distinct electronic circuits were developed, the first was designated to drive the LEDs and the second to absorb the light emitted by these LEDs through a human tissue. Both circuits were designed and analyzed in time and frequency domains, and their behavior when submitted to different signals was validated by the simulations they went through. As for the controller, the board chosen for this project was the MSP430F5529LP in union with the development of a source code to deal with: digitization of analogic signals, timer control, interruption routines and communication with a LCD display using the i2c protocol. The results obtained in this work demonstrate the capacity of the designed circuits to drive the LEDs efficiently and the detect the variations in the light passing through the human tissue to generate a signal. The controller is capable of configuring and using the timers, sampling analogic signals, using interruption routines and communicating with a LCD display.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.