Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33649
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_WalkiriaCarvalhoNaves.pdf1,35 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de métodos espectroscópicos para a determinação de acessulfame e aspartame em bebidas dietéticas
Autor(es): Naves, Walkíria Carvalho
Orientador(es): Dias, Ana Cristi Basile
Assunto: Aspartame
Acessulfame
Adoçantes
Refrigerantes
Fluorímetro
Data de apresentação: 5-Out-2022
Data de publicação: 17-Fev-2023
Referência: NAVES, Walkíria Carvalho. A Avaliação de métodos espectroscópicos para a determinação de acessulfame e aspartame em bebidas dietéticas. 2022. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química Tecnológica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O aspartame (ASP) e acessulfame (ACS) são amplamente utilizados como adoçantes sintéticos não calóricos na indústria alimentícia, principalmente refrigerantes dietéticos. Estudos atuais demonstram que a ingestão, em altas concentrações, de ASP está relacionada à problemas de saúde como dores de cabeça, alterações de humor e até desregulações neurotransmissoras. Como refrigerantes se caracterizam como matrizes complexas a determinação dos adoçantes geralmente é feita através de métodos laboriosos. Dessa forma, este trabalho objetivou o estudo de métodos rápidos e simples com a utilização de equipamentos espectroscópicos como o UV-Vis e fluorímetro. Os resultados obtidos para o UV-Vis demonstraram há a ocorrência de um intenso efeito de matriz. Para a fluorescência observou-se uma possível interação intermolecular entre as espécies presentes na amostra. Dessa maneira torna-se necessária uma técnica de separação dos componentes.
Abstract: Aspartame (ASP) and acesulfame (ACS) are widely used as non-caloric synthetic sweeteners in the food industry, especially diet soft drinks. Current studies show that the ingestion, in high concentrations, of ASP is related to health problems such as headaches, mood swings and even neurotransmitter dysregulations. As soft drinks are characterized as complex matrices, the determination of sweeteners is usually done through laborious methods. Thus, this work aimed to study fast and simple methods using spectroscopic equipment such as UV-Vis and fluorimeter. The results obtained for the UV-Vis showed the occurrence of an intense matrix effect. For fluorescence, a possible intermolecular interaction between the species present in the sample was observed. Thus, a component separation technique becomes necessary.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química Tecnológica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.