Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33641
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LauraCorreaSilva_tcc.pdf1,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A mediação da alfabetização com foco na consciência fonológica no contexto extraescolar
Autor(es): Silva, Laura Correa
Orientador(es): Dias, Paula Maria Cobucci Ribeiro
Assunto: Alfabetização
Consciência fonológica
Mediação pedagógica
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 17-Fev-2023
Referência: SILVA, Laura Correa. A mediação da alfabetização com foco na consciência fonológica no contexto extraescolar. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho tem como tema a mediação da alfabetização com foco na consciência fonológica no contexto extraescolar. O objetivo é compreender como essa mediação pedagógica, com base na Andaimagem de Bruner (1983), pode contribuir para o processo de alfabetização. A pesquisa foi realizada a partir da metodologia etnográfica, durante o período de mais de dois anos acompanhando o dia a dia de uma criança específica de quatro anos, fora do ambiente escolar. Os resultados da pesquisa apontaram, principalmente, que o estímulo das habilidades de consciência fonológica naturais da criança, favorecem o processo de alfabetização e que, através da mediação, o educador é capaz de conduzir o educando em sua Zona de Desenvolvimento Proximal, conceito de Vygotsky (2003), de maneira mais leve, facilitada e lúdica, alcançando melhores resultados. Ainda de maneira particular quanto ao colaborador da pesquisa, é possível contemplar seus resultados positivos a partir das inferências feitas acerca das letras, identificando-as nas palavras, criação de hipóteses sobre a utilização delas nas palavras e da leitura de mundo que começou a desenvolver.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.