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dc.contributor.advisorRenato Cabral Rezende-
dc.contributor.authorMoreira, Geovan dos Santos-
dc.identifier.citationMOREIRA, Geovan dos Santos. Desafios que os jovens kalunga da comunidade Engenho II enfrentam para cursar o ensino superior. 2019. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO acesso a entrada e a permanência foi uma articulação dos movimentos sociais e negros no ano de 2003 a Universidade Brasília iniciando uma quebra de paradigma com 15 indígenas entrando na Universidade publica federal. Este trabalho fala sobre os desafios enfrentados pelos jovens da comunidade kalunga Engenho Il, localizada no município de Cavalcante Goiás, para cursar o ensino superior. Para sua identificação foi utilizada uma metodologia qualitativa fazendo entrevista, a partir de oito perguntas. Pode se observar que o grande desafio e permanecer e concluir o ensino superior.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordComunidades quilombolaspt_BR
dc.titleDesafios que os jovens kalunga da comunidade Engenho II enfrentam para cursar o ensino superiorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-17T13:19:22Z-
dc.date.available2023-02-17T13:19:22Z-
dc.date.submitted2019-09-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33628-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Access to entry and permanence was an articulation of the social and black movements in 2003. The University Brasilia initiates a paradigm break of 15 indigenous people entering the Federal Public University. This paper discusses the challenges faced by young people from the Kalunga Engenho II community to attend higher education located in the municipality of Cavalcante Goiás. For their identification, a qualitative methodology was used, interviewing from eight questions. It can be observed that the great challenge is to remain and complete higher education.pt_BR
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