Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33567
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_PauloCezarDaSilva_tcc.pdf5,51 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de viabilidade técnica e econômica da conversão de Van Peugeout a combustão para elétrica
Autor(es): Silva, Paulo Cezar da
Orientador(es): Els, Rudi Henri Van
Assunto: Veículos
Veículos elétricos
Veículos - conversão
Veículos a combustão
Data de apresentação: 4-Nov-2021
Data de publicação: 15-Fev-2023
Referência: SILVA, Paulo Cezar da. Análise de viabilidade técnica e econômica da conversão de Van Peugeout a combustão para elétrica. 2021. 216 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O apelo pela sustentabilidade ambiental e a consciência das limitações das reservas de combustíveis fósseis pelo mundo abriram uma nova forma de pensar a mobilidade humana. Os veículos a combustão passaram a ser substituídos por híbridos e elétricos. Mas, numa época de ascensão da mobilidade por tração elétrica, nem sempre o custo de aquisição de um veículo elétrico é acessível a todos. Nesse caso, recorrer à conversão de um veículo a combustão em elétrico pode fazer todo o sentido. Esse trabalho tem por proposta analisar a viabilidade técnica e econômica da conversão de uma Van da marca Peugeot em elétrica, contemplando as necessidades de consumo e potência do veículo a partir do perfil do seu usuário. A metodologia empregada consistiu no levantamento de dados do perfil de condução do usuário e do desempenho do veículo na região geográfica onde ele deverá circular a partir de dados colhidos por meio de GPS em trajetória realizada em situação real de operação do veículo. Os resultados foram analisados por meio de um código escrito em MATLAB, que tem por objetivo calcular as necessidades de potência e energia do veículo em função dos dados de trajetos obtidos experimentalmente. Um algoritmo à parte foi desenvolvido para otimizar a quantidade de baterias a serem adquiridas em função de possíveis postos de recarga instalados ao longo do trajeto do veículo, visando à redução do custo de conversão de um veículo a combustão em elétrico. Por fim, realizou-se análise técnica e econômica da conversão realizada tendo em vista um mercado consumidor em potencial formado por condutores que utilizam esse tipo de veículo no transporte de passageiros. Como resultado, concluiu-se pela viabilidade técnica da conversão, mas não pela viabilidade econômica. Dado o perfil do usuário analisado, o investimento realizado na conversão do veículo não se paga dentro do tempo de sua vida útil.
Abstract: The call for environmental sustainability and awareness of the limitations of fossil fuel reserves around the world have opened a new way of thinking about human mobility. Combustion vehicles were replaced by hybrids and electric ones. But, at a time of rising mobility by electric traction, the cost of purchasing an electric vehicle is not always accessible to everyone. In that case, resorting to converting from a combustion vehicle to an electric one can make perfect sense. This work aims to analyze the technical and economic feasibility of converting a Peugeot brand Van into an electric one, considering the vehicle's consumption and power needs based on the profile of its user. The methodology used consisted of collecting data on the user's driving profile and the vehicle's performance in the geographic region where it should circulate, based on data collected through GPS in a trajectory performed in a real situation of vehicle operation.The results were analyzed using a code written in MATLAB, which aims to calculate the vehicle's power and energy needs as a function of the path data obtained experimentally.A separate algorithm was developed to optimize the number of batteries to be purchased due to possible charging stations installed along the vehicle's path, aiming to reduce the cost of converting a combustion vehicle into an electric one.Finally, a technical and economic analysis of the conversion was carried out in view of a potential consumer market formed by drivers who use this type of vehicle in the transport of passengers.As a result, it was concluded that the conversion was technically viable, but it was not economically viable.Given the profile of the analyzed user, the investment made in converting the vehicle is not paid within its useful life.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama (FGA), Engenharia Automotiva, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.