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Título: Implementação do programa de atendimento complementar e apoio à inclusão educacional em um centro de atendimento educacional especializado
Autor(es): Santos, Kélvia Cristian Souza
Orientador(es): Silva, Fernanda Rodrigues da
Assunto: Inclusão escolar
Atendimento educacional especializado
Educação especial
Data de apresentação: Abr-2011
Data de publicação: 20-Abr-2012
Referência: SANTOS, Kélvia Cristian Souza. Implementação do Programa de Atendimento Complementar e Apoio à Inclusão Educacional em um Centro de Atendimento Educacional Especializado. 2011. 64 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a implementação do Programa de Atendimento Complementar e Apoio à Inclusão Educacional e investigar de que forma esse suporte vem sendo realizado. Fundamentou-se na abordagem qualitativa e teve como principal instrumento a entrevista semi-estruturada, objetivando-se a reflexão da proposta no contexto de um Centro de Ensino Especial do Distrito Federal. Participaram do estudo um professor de uma escola pública e o coordenador intermediário da educação inclusiva da regional de ensino de Planaltina – DF. O estudo demonstrou que o programa realiza de forma eficaz o atendimento aos alunos e professores de escolas inclusivas e verificou que suas ações atendem ao que propõem os documentos normativos que definem as atribuições do atendimento especializado no âmbito federal e do Distrito Federal. Nota-se que apesar de limitações, o programa vem sendo capaz de atender ao que é proposto para um Centro de Atendimento Especializado. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aimed to examine the implementation of the Program of Care and Support of Complementary Educational Inclusion and investigate how this support has been accomplished. Was based on a qualitative approach and its main instrument the semi-structured, aiming to reflect the proposal in the context of a Special Education Center of the Federal District. The study included a teacher in a public school and intermediate education coordinator of the regional education inclusive of Planaltina - DF. The study showed that the program performs effectively care for students and teachers of inclusive schools and found that their actions serve to suggest that the normative documents that define the roles of specialized care at the federal and Federal District. Note that despite limitations, the program has been able to attend to what is proposed for a Specialized Care Center.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar, 2011. _____________________________________________________________________________ Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
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