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dc.contributor.advisorBehmoiras, Daniel Cantanhede-
dc.contributor.authorNolasco, João Pedro Marcelino-
dc.identifier.citationNOLASCO, João Pedro Marcelino. Educação física e seus aspectos na educação infantil e anos iniciais. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA educação física na educação infantil assume uma relevância que vai além da formação do indivíduo no aspecto cognitivo e na convivência. Apesar do ato de brincar ser uma linguagem voltada para o objetivo central do desenvolvimento infantil. Para tanto, o presente trabalho tem como objetivo descrever a relevância da educação física nessa etapa da vida das crianças. Para alcançar os objetivos pretendidos, o estudo foi precedido de um levantamento bibliográfico em sites e repositórios científicos por meio dos descritores de busca abaixo relacionados. A partir de uma perspectiva histórica foi possível reconhecer, no âmbito teórico e prático, as características envolvendo as demandas, já na primeira infância da atenção a fatores ligados ao sedentarismo e a construção de hábitos saudáveis, tendo na escola um dos principais aliados. Ao que se refere ao ato de brincar, especificamente nas creches e pré-escola, verificou-se ser possível uma revisão da concepção primordial da função dessa prática pedagógica como forma de inserir transversalmente aos conceitos da Educação Física, na importância do tempo e espaço para brincar na escola e para mudanças nas práticas institucionais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordObesidade em criançaspt_BR
dc.titleEducação física e seus aspectos na educação infantil e anos iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-15T14:28:36Z-
dc.date.available2023-02-15T14:28:36Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33548-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Physical education in early childhood education assumes a relevance that goes beyond the formation of the individual in the cognitive aspect and in the coexistence. Despite the act of playing being a language focused on the central objective of child development. Therefore, the present work aims to describe the relevance of physical education at this stage of children's lives. To achieve the intended objectives, the study was preceded by a bibliographic survey on scientific websites and repositories using the search descriptors listed below. From a historical perspective, it was possible to recognize, in the theoretical and practical scope, the characteristics involving the demands, already in the early childhood of the attention to factors related to the sedentary lifestyle and the construction of healthy habits, having in the school one of the main allies. With regard to the act of playing, specifically in day care centers and preschools, it was verified that it is possible to review the primordial conception of the function of this pedagogical practice as a way of transversally inserting the concepts of Physical Education, in the importance of time and space for play at school and for changes in institutional practices.pt_BR
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