Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/3354
Título: Abordagem teórica e empírica da filosofia no desenvolvimento humano mediante a inclusão social
Autor(es): Rodrigues, Márcio Leandro Vieira
Orientador(es): Campos, Penélope Machado Ximenes
Assunto: Filosofia
Desenvolvimento humano
Educação inclusiva
Inclusão social
Data de apresentação: Abr-2011
Data de publicação: 20-Abr-2012
Referência: RODRIGUES, Márcio Leandro Vieira. Abordagem teórica e empírica da filosofia no desenvolvimento humano mediante a inclusão social. 2011. 41 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho tem como pretensão fazer uma análise investigativa da contribuição da filosofia para os alunos diagnosticados com necessidades especiais. Para tanto, lança-se mão de uma análise investigativa das implicações da especificidade filosófica no âmbito educacional. No curso desse trabalho, postulou-se que vários campos de conhecimentos filosóficos podem auxiliar o professor da área no trato com os alunos considerados especiais. Portanto, percebeu-se o quão é proveitoso a inserção de conteúdos filosóficos na prática da escola inclusiva. No que tange à essa questão, foram sugeridas práticas pedagógicas cotidianas que podem influenciar em um aprimoramento da inclusão escolar. Para este fim, a pesquisa tem como propósito também abrir para a discussão o tema da inclusão social dentro de um viés filosófico.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Educação a Distância, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarcioLeandroVieiraRodrigues.pdf222.46 kBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons