Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3352
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarileneSilvaOliveira.pdf442,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Oportunidades iguais para pessoas diferentes : inclusão escolar com foco no atendimento educacional especializado
Autor(es): Oliveira, Marilene da Silva
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Estudantes com necessidades educativas especiais
Educação inclusiva
Atendimento educacional especializado
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 20-Abr-2012
Referência: OLIVEIRA, Marilene da Silva. Oportunidades iguais para pessoas diferentes: inclusão escolar com foco no atendimento educacional especializado. 2011. 54 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Oferecer educação justa e igualitária a todos os alunos, independente de sua condição física ou mental, é um exercício de cidadania e cumprimento da lei, que deve garantir a todas as crianças brasileiras o direito à educação. O objetivo deste trabalho monográfico é investigar se o atendimento educacional especializado é fundamental para garantir qualidade e igualdade de oportunidades aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais – ANEE. O mesmo tem como justificativa a importância do professor conhecer o processo inclusivo retirando de seu histórico estratégias que favoreçam sua metodologia em sala de aula. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa bibliográfica e também empírica, por meio de uma pesquisa qualitativa. No embasamento da pesquisa utilizou-se autores como Bueno (1993); Lima (2006); Mantoan (1998), dentre outros. A educação é um direito garantido por lei a todos os brasileiros e a educação especial é direito de toda criança, adolescente e jovem, mesmo que apresente características muito diferentes da maioria, conviver com sua geração, sendo que o espaço privilegiado para essa ação é a escola.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons