Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33506
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GiovaneCarlosDaSilva_tcc.pdf4,8 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Lu do Magalu: como uma influenciadora virtual 3D construiu um posicionamento de marca durante a pandemia da Covid-19?
Autor(es): Silva, Giovane Carlos da
Orientador(es): Valente, Suelen Brandes Marques
Assunto: Marca
Posicionamento (Publicidade)
Influenciadores digitais
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 14-Fev-2023
Referência: SILVA, Giovane Carlos da. Lu do Magalu: como uma influenciadora virtual 3D construiu um posicionamento de marca durante a pandemia da Covid-19? 2022. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo fazer um estudo sobre influenciadores virtuais e posicionamento de marca, especificamente uma análise de conteúdo da influenciadora virtual Lu, da marca Magalu, e sua atuação durante a pandemia de Covid-19 no posicionamento da marca. A partir da metodologia da Análise de Conteúdo foram desenvolvidas etapas para a realização da pesquisa. De modo inicial buscou-se referenciais teóricos e documentais para o estudo trazendo conceitos estruturantes para sua sustentação como varejo, marca e influenciadores, bem como a história da marca. Já na fase exploratória, foram tabulados 458 publicações no espaço-tempo delimitado, dentre as quais, encontrou-se 113 publicações relacionadas a Covid-19, onde 56 apareciam a imagem da influenciadora virtual Lu. Diante desses dados, foi realizada a análise do conteúdo onde se concluiu que a utilização da influenciadora virtual Lu, durante o período pandêmico, trouxe benefícios para o posicionamento do Magalu, pois possibilitou, através das estratégias de branded content, uma linha de criação de conteúdo quegerou proximidade e relevância ao consumidor fragilizado.
Abstract: The present research aimed to do a study on virtual influencers and brand positioning, specifically a content analysis of Lu, the virtual influencer from the Magalu brand, and her performance on brand positioning during the Covid-19 pandemic. Based on content analysis methodology, steps were developed to accomplish the research. Initially, theoretical and documentary references were sought for the study, bringing structuring concepts to its support such as retail, brand and influencers, as well as the brand history. In the exploration phase, 458 publications were tabulated in the delimited space-time, among which, 113 publications found related to Covid-19, where 56 appeared the image of the virtual influencer Lu. With these data, a content analysis was carried out, concluding that the use of the virtual influencer Lu, during the pandemic period, brought benefits to the positioning of Magalu, because it made possible, through branded content strategies, line of content creation that engended proximity and relevance to the fragile consumer.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.