Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3348
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_SergioDAragao.pdf712,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Memória em superfície como recordação cênica : impulso, corpo, ação
Autor(es): D’Aragão, Sérgio
Orientador(es): Nascimento, Wanderson Flor do
Assunto: Teoria do conhecimento
Ontologia
Psicanálise
Bergson, Henri, 1859-1941
Freud, Sigmund, 1856-1939
Aristóteles
Data de apresentação: Dez-2011
Data de publicação: 19-Abr-2012
Referência: D'ARAGÃO, Sérgio. Memória em superfície como recordação cênica: impulso, corpo, ação. 2011. 51 f., il. Monografia (Bacharelado em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O discurso acerca da memória já está presente em mitos arcaicos helênicos e persiste de modo central em toda história da Filosofia. No conjunto das abordagens filosóficas, destaca-se a de Henri Bergson em Matéria e Memória (1896), quer pela abrangência, quer pela originalidade. Este estudo explora desenvolvimentos e interações possíveis da teoria bergsoniana da memória com as ideias de diversos pensadores que discutem tal tema, a partir da investigação do problema: Qual é o status da memória sob os pontos de vista mítico, epistemológico, psicológico e ontológico? O pressuposto para tal investigação é o de uma interligação entre estes quatro campos, os quais, no caso do conceito de ‘memória’ e dadas as proposições de Bergson, podem desdobrar-se em: filosófico, ético, psicanalítico e clínico. A partir do esforço de diálogo com outros autores como Aristóteles e Freud, surgiram os conceitos de ‘recordação cênica’ e ‘boa superfície’, aplicados aqui teoreticamente no contexto da Psicanálise, considerando-se, principalmente o manejo da ‘transferência’ e a dinâmica de recordação, repetição e elaboração. Também são contemplados alguns desdobramentos ontológicos da memória.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, Monografia Filosófica, 2011.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons