Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3342
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AdrianaSouzaNascimentodeAraujo.pdf2,42 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ser diferente é legal : caminhos pedagógicos para a inclusão escolar
Autor(es): Araujo, Adriana Souza Nascimento de
Orientador(es): Nunes, Alia Maria Barrios González
Assunto: Educação inclusiva
Educação e diversidade
Professores de educação especial
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 19-Abr-2012
Referência: ARAUJO, Adriana Souza Nascimento de. Ser diferente é legal: caminhos pedagógicos para a inclusão escolar. 2011. ix, 57 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: A pesquisa pretende possibilitar reflexões no contexto escolar, no que se refere à inclusão escolar. Desse modo, o trabalho visa responder ao seguinte questionamento: que caminhos pedagógicos devemos percorrer para promover o respeito às diferenças e a maneira de ser de cada um, aceitando o outro com suas limitações e potencialidades? A busca por esta solução se dará a partir da análise das contribuições do ambiente escolar no que diz respeito à diversidade humana. Por fim, o que se espera é que a inclusão escolar permita a interação de todos os agentes do processo educativo, como reconhecedores de uma legislação que norteia a práxis pedagógica em prol da inclusão. Culminando, com isso, na mudança de princípios e valores, para que a instituição de ensino seja, de fato, um espaço inclusivo.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons