Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33332
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LeticiaAlvesXavierDaSilva_tcc.pdf555,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estratégias metodológicas para a associação do ensino de botânica com os demais objetos de conhecimento da BNCC e do Currículo em Movimento do Distrito Federal
Autor(es): Silva, Letícia Alves Xavier da
Orientador(es): Oliveira, Maria Cristina de
Assunto: Botânica - estudo e ensino
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Data de apresentação: Mai-2021
Data de publicação: 7-Fev-2023
Referência: SILVA, Letícia Alves Xavier da. Estratégias metodológicas para a associação do ensino de botânica com os demais objetos de conhecimento da BNCC e do currículo em movimento do Distrito Federal. 2021. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2021.
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular(BNCC) e o Currículo em Movimento do Distrito Federal (CMDF) foram desenvolvidos na tentativa de diminuir as diferenças no ensino brasileiro, entretanto, tais documentos deixam de abordar ou aprofundar certos assuntos em determinadas séries, sendo a botânica um deles. Deste modo, o objetivo geral deste estudo foi de fornecer ideias de alternativas metodológicas aos professores de Ciências do ensino fundamental II para a associação do ensino de Botânica, com os demais objetos de conhecimento da BNCC e do CMDF de forma interdisciplinar. Para issofoi utilizada revisão bibliográfica para buscar os assuntos e as respectivas estratégias metodológicas já publicadas e, a partir disso, definir como seriam desenvolvidas as novas estratégias. Os temas recorrentes na literatura foram: morfologia vegetal, reprodução e diversidade, e as estratégias foram bem variadas com diversas sequências didáticas como oficinas, jogos, recursos digitais e outros. Deste modo, foi possível desenvolver uma estratégia para cada anodo Ensino Fundamental(anos finais), trazendo aos alunos perspectivas diferentes da Botânica em relação a outros assuntos da BNCC e CMDF, o que poderá ser adaptado de acordo com o contexto em que o aluno está inserido.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.