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Título: Valorização de saberes indígenas e afro-brasileiros em perspectiva etnomatemática : uma proposta de ensino no contexto da matemática em Flores de Goiás-GO
Autor(es): Ribeiro, Leslie Graziele Soares
Orientador(es): Ferreira, Rogério
Assunto: Etnomatemática
Matemática - estudo e ensino
Indígenas
Quilombos
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 7-Fev-2023
Referência: RIBEIRO, Leslie Graziele Soares. Valorização de saberes indígenas e afro-brasileiros em perspectiva etnomatemática: uma proposta de ensino no contexto da matemática em Flores de Goiás-GO. 2021. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2021.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso enfoca a Lei nº 11.645/2008 e sua implementação que trata da obrigatoriedade do ensino da História e cultura africana, afro-brasileira e indígena em todo o currículo escolar. A abordagem teórica do trabalho se baseia principalmente em três textos: i) Culturas indígenas e afro-brasileiras nas aulas de matemática da educação básica: uma abordagem etnomatemática (Trabalho de Conclusão de Curso escrito por Ana Paula Azevedo Moura e Luiz Fernando Ferreira Machado); ii)A influência da Cultura Local no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática numa Comunidade Quilombola(artigo escrito por Jailson Gomes dos Santos e Jonson Ney Dias da Silva); iii)A experiência etnográfica: sobre habitar e ser habitado pelo mundo Apyãwa (artigo escrito por João Severino Filho). Nestes textos de referência, os autores apresentam pesquisas em territórios quilombolas e indígenas, tendo como objetivo abordar o ensino da matemática no contexto da efetivação da referida lei. Além disso, buscam problematizara realidade da história e cultura desses povos em perspectiva Etnomatemática. Com base nesses referenciais e na realidade de Flores de Goiás-GO, cidade fortemente influenciada por tradições quilombolas e indígenas, foi elaborado um planejamento pedagógico voltado ao ensino da matemática na Educação básica. Trata-se de uma ação necessária a inserção de conteúdos e debates relacionados aos conhecimentos dos povos afro-brasileiros, africanos e indígenas no currículo de matemática, com o objetivo de conhecer e valorizar suas histórias, conhecimentos e culturas, percebendo o porquê de esses povos até hoje sofrerem com processos de desigualdade no território brasileiro. É preciso romper com o ensino tradicional e bancário que submete os estudantes a ter pouco conhecimento sobre suas próprias histórias de vida.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), 2021.
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