Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3332
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_TatianaModestoPimentel.pdf1,38 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A cantiga de roda como estratégia de mediação das interações no contexto da sala de recursos
Autor(es): Pimentel, Tatiana Modesto
Orientador(es): Silva, Fernanda Rodrigues da
Assunto: Educação de crianças
Canções infantis
Crianças - desenvolvimento
Interação social
Educação inclusiva
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 19-Abr-2012
Referência: PIMENTEL, Tatiana Modesto. A cantiga de roda como estratégia de mediação das interações no contexto da sala de recursos. 2011. 63 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar o papel da cantiga de roda como estratégia de mediação das interações criança-criança, no contexto da sala de recursos. Fundamentou-se na abordagem qualitativa e teve como principal instrumento a observação registrada por meio de vídeo-gravação, a partir da qual objetivou-se analisar a importância da experiência da cantiga de roda no desenvolvimento social das crianças atendidas na sala de recursos. Participaram do estudo 5 (cinco) alunos de uma escola pública do Distrito Federal, da área rural de Sobradinho. Foram realizadas duas sessões, sendo a primeira no contexto da sala de aula comum e a segunda durante o intervalo das aulas. Para a análise dos dados foram extraídos fragmentos da observação realizada em ambos os contextos. O estudo demonstrou que os alunos que frequentam a sala de recursos tiveram a oportunidade de interagir com outros colegas além daqueles que participam da sala regular na qual estão matriculados, e de desenvolver outras possibilidades de interação a partir da cantiga de roda utilizada. Além disso, percebeu-se que o contexto do intervalo das aulas foi mais favorável à socialização e às interações entre as crianças. Conclui-se, portanto, que a utilização da cantiga de roda pode ser extremamente útil no desenvolvimento das interações entre pares no contexto da inclusão escolar, especialmente em situações livres como o recreio.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons